domingo, 15 de janeiro de 2012

Tens boa dicção?



Então leia, de preferência, em voz alta.

Nível fácil


1. Xuxa! A Sasha fez xixi no chão da sala.
2. O rato roeu a roupa do Rei de Roma, e a rainha, com raiva, resolveu remendar.
3. Três pratos de trigo para três tigres tristes.
4. O original nunca se desoriginou e nem nunca se desoriginalizará.
5. Qual é o doce que é mais doce que o doce de batata doce?
É claro que o doce que é mais doce que o doce de batata doce é o doce que é feito com o doce do doce de batata doce.

Nível médio

1. Sabendo o que sei e sabendo o que sabes e o que não sabes e o que não sabemos, ambos saberemos se somos sábios, sabidos ou simplesmente saberemos se somos sabedores.
2. O tempo perguntou ao tempo qual é o tempo que o tempo tem. O tempo respondeu ao tempo que não tem tempo para dizer ao tempo que o tempo do tempo é o tempo que o tempo tem.
3. Embaixo da pia tem um pinto que pia, quanto mais a pia pinga mais o pinto pia!
4. A sábia não sabia que o sábio sabia que o sabiá sabia assobiar.

Nível difícil

1. Num ninho de mafagafos, cinco mafagafinhos há! Quem os desmafagafizá-los, um bom desmafagafizador será.
2. O desinquivincavacador das caravelarias desinquivincavacaria as cavidades que deveriam ser desinquivincavacadas.
3. Perlustrando patética petição produzida pela postulante, prevemos possibilidade para pervencê-la porquanto perecem pressupostos primários permissíveis para propugnar pelo presente pleito pois prejulgamos pugna pretárita perfeitíssima.
4. Não confunda ornitorrinco com otorrinolaringologista, ornitorrinco com ornitologista, ornitologista com otorrinolaringologista, porque ornitorrinco, é ornitorrinco, ornitologista, é ornitologista, e otorrinolaringologista é otorrinolaringologista.

5. Disseram que na minha rua tem paralelepípedo feito de paralelogramos. Seis paralelogramos tem um paralelepípedo. Mil paralelepípedos tem uma paralelepipedovia. Uma paralelepipedovia tem mil paralelogramos. Então uma paralelepipedovia é uma paralelogramolândia?

Nível impossível

Verbo Tagarelar no Futuro do Pretérito

Eu tagarelaria
Tu tagarelarias
Ele tagarelaria
Nós tagarelaríamos
Vós tagarelaríeis
Eles tagarelariam

E aí, conseguiu?

sábado, 3 de dezembro de 2011


Globo anuncia saída de Fátima Bernardes do Jornal Nacional

Patrícia Poeta será a companheira de bancada de William Bonner. Renata Ceribelli assumirá o Fantástico

Leo Pinheiro
Fátima Bernardes fala sobre sua saída na coletiva montada pela Rede Globo: Patrícia Poeta será a substituta Fátima Bernardes fala sobre sua saída na coletiva montada pela Rede Globo: Patrícia Poeta será a substituta (André Muzzel/AGNews)
Com Patrícia Poeta sentada ao lado de William Bonner, em uma bancada, a Rede Globo apresentou, na manhã desta quinta-feira, no Rio, a composição que a público brasileiro verá a partir de terça-feira no horário nobre da emissora, à frente do Jornal Nacional. Patrícia, que há cinco anos apresenta o Fantástico, foi a escolhida para substituir Fátima Bernardes na bancada do JN. Renata Ceribelli será a nova apresentadora do Fantástico. A dança das cadeiras foi discutida e decidida entre os homens fortes da emissora: o diretor geral de Jornalismo e Esporte, Carlos Henrique Schroder; o diretor da Central Globo de Jornalismo, Ali Kamel; e o editor chefe do Jornal Nacional Willian Bonner.

"Nós perguntamos para o Bonner qual o nome ele achava ideal para substituir a Fátima no JN, e ele falou na hora que achava que era a Patrícia Poeta. Foi um alívio porque eu e o Ali achávamos a mesma coisa. Depois disso nós encomendamos uma pesquisa nacional ao Ibope para saber o índice de aprovação do público à Patrícia. Como os índices de aprovação foram altíssimos nós não tivemos mais dúvidas", explicou Schoder.

Fátima Bernardes está há 14 anos no JN, dividindo com o marido, Bonner, a apresentação do noticiário mais importante da Globo – e líder de audiência no país. A jornalista não ficará muito tempo longe das câmeras. Provavelmente a partir de abril ela comandará um programa que, por enquanto, é mantido em sigilo pela emissora. "Hoje a nossa discussão aqui é sobre as substituições do Jornal Nacional e do Fantástico. Não adiantaremos nenhum detalhe, formato, horário ou data de estréia por questão de estratégia de mercado", declarou o diretor geral de Jornalismo. Segundo ele, Fátima vinha propondo o novo programa há quatro anos, e o projeto foi aprovado para a grade de 2012 em abril deste ano.
André Muzzel/AGNews
Patrícia Poeta e William Bonner: a nova dupla à frente do 'JN'
Patrícia Poeta e William Bonner: a nova dupla à frente do 'JN'

Na entrevista desta manhã, Fátima referiu-se ao programa como "a realização de um sonho". "No fundo eu achava que era muito difícil emplacar a ideia de um novo programa na grade da emissora. Não é fácil você imaginar que vai deixar o produto jornalístico de maior audiência do Brasil para buscar um sonho. De início era uma ideia que virou uma vontade enorme, até o dia que ele combinou para eu apresentar o primeiro projeto. Esse programa não é parecido com nenhum outro que está no ar. É um sonho antigo que eu vinha amadurecendo", disse Fátima, assumindo que em vários momentos sentiu um frio na barriga por deixar o JN.

Já Patrícia não disfarçava a ansiedade e a emoção de assumir a cadeira do telejornal mais importante da emissora. "Eu lembro quando o Schroder e o Ali me chamaram para uma conversa e fizeram o convite. Eu tomei um susto. Demorou um pouco para eu processar a informação. É uma honra aber que a partir de terça eu vou sentar naquela cadeira que por 14 anos foi ocupada pela jornalista mais querida do Brasil", discursou a nova apresentadora do JN com a voz embargada e os olhos cheios d'água.

Há mais de 15 anos à frente do JN, William Bonner tratou de tranquilizar a colega, lembrando da primeira vez que apresentou o telejornal substituindo o veterano Sérgio Chapelin. "Minutos antes de entrar no ar, eu perguntei para o Cid Moreira quando ele deixou de ficar nervoso na bancada do Jornal Nacional, e ele respondeu: 'nunca'. Então eu virei para ele e falei: 'Cid, eu estou nervosíssimo’. Ele respondeu com aquele vozeirão que também estava um pouquinho”, contou. Bonner também desejou sorte para Fátima e, no papel de marido, brincou: "Que coisa mais falsa é isso aqui", disse rindo. "Às vezes a gente tem que agir de maneira protocolar", emendou.

A passagem dos bastões será feita por etapas. Na edição desta quinta-feira, o Jornal Nacional anunciará a substituição de Fátima. Na segunda-feira, Patrícia será chamada durante o jornal, e a mudança será oficializada. Apenas na terça ela assume de fato as funções de editora executiva do telejornal e apresentadora ao lado de Bonner. A mesma sequência acontecerá no Fantástico. Patrícia apresenta o programa do próximo domingo, quando a substituição será anunciada. No domingo seguinte, ela volta ao Fantástico para passar o posto a Renata Ceribelli.

Fátima Bernardes disse que divulgará o novo programa somente no ano que vem. A jornalista, no entanto, adiantou que o programa terá formato jornalístico. "O que eu posso adiantar é que eu continuarei com funções jornalísticas. Até porque trabalhando há 25 anos nisso, eu não teria como fazer algo diferente”, disse.

http://veja.abril.com.br/noticia/celebridades/globo-anuncia-saida-de-fatima-bernardes-do-jornal-nacional

Os bastidores da separação, só profissional, de Fátima e Bonner

William Bonner chorou e a Globo resistiu à ideia, mas Fátima Bernardes bateu o pé: terá um programa matinal próprio

João Batista Júnior
Lailson Santos
Últimas notícias: Patrícia passa a dividir a bancada com Bonner, no lugar de Fátima: espectadores a consideram elegante e espontânea, mas ela terá de cortar o cabelo
Últimas notícias:
Patrícia passa a dividir a bancada com Bonner, no lugar de Fátima: espectadores a consideram elegante e espontânea, mas ela terá de cortar o cabelo
Como chefe, não podia concordar. Como marido, não tinha alternativa a não ser apoiá-la”, assim William Bonner descreve o momento em que cedeu, pela primeira vez, à decisão da mulher, Fátima Bernardes, de desmanchar a dupla mais conhecida do telejornalismo do Brasil. Foi no dia 1º de janeiro deste ano que a firmeza de propósito de Fátima, que cogitava fazer um programa próprio desde 2007, venceu a resistência de Bonner. Depois de tocar o projeto em segredo, temendo até que as felicitações pelo desempenho do Vasco, seu time, na verdade se referissem ao futuro programa (veja a entrevista na pág. 136), Fátima percebeu, em conjunto com a cúpula do Jornal Nacional, que não dava mais para manter o sigilo. Sorridente, com os cabelos impecáveis — e intocáveis, como se viu pela reação do público quando ela fez alisamento japonês —, ela anunciou a mudança na manhã de quinta-feira, ao lado de Bonner e de sua substituta, Patrícia Poeta, que troca o banquinho do Fantástico pela responsabilidade maior ainda da bancada do Jornal Nacional. Com o mesmo sorriso, mas atitude bem mais resguardada, Fátima nem cogita entrar em detalhes sobre as especulações de que o casal estaria se separando também na vida real ou de que os catorze meses de idade a mais que o marido começariam a pesar. “Todos sabem que estou radiante. Não existe luto”, diz.
Mudar para renovar é o nome do jogo de qualquer programa de televisão. O Jornal Nacional está no ar desde 1969, e Fátima e Bonner o apresentaram em conjunto durante treze anos e nove meses. Seguindo desejos detectados por pesquisas de opinião, Fátima e Bonner nos últimos anos imprimiram um ar cuidadosamente mais informal à apresentação das notícias. Passaram a se olhar e conversar mais e a se dirigir aos telespectadores de maneira mais pessoal. Um novo instrumento de comunicação, o Twitter, aproximou  Bonner de uma faixa etária mais jovem. Até a cor das suas gravatas virou motivo de brincadeira em rede. Além de administrar a rotina dos trigêmeos — com 14 anos, em pleno início de adolescência —, Fátima começou a deslocar seu foco de interesse. Queria fazer outro tipo de programa, menos noticioso e com pitadas de entretenimento, ao estilo dos matutinos da televisão americana. Em 2007, falou com a direção da Rede Globo, mas todos acharam que era cedo para uma mudança. Dois anos depois, quando o jornal estava para completar quarenta anos, sugeriu que sua saída fosse anunciada. Ouviu do chefe Carlos Henrique Schroeder, hoje diretor-geral de jornalismo e esporte: “É motivo de festa e você vai querer sair, Fátima?”.
A virada aconteceu em abril, quando a sinopse de um programa escrita por ela recebeu o sinal verde. A notícia foi dada a Fátima pelo diretor da Central Globo de Jornalismo, Ali Kamel. Em outubro, uma equipe comandada pelo diretor Guel Arraes passou a se encontrar uma vez por semana para formatar a atração. Outros integrantes eram Claudio Manoel, que fez a transposição da era Casseta & Planeta para uma posição importante, à frente de programas de humor, e o jornalista Geneton Moraes Neto, da Globo News. Reunidos na casa de um deles para manter o projeto em sigilo, discutiam ideias e assistiam a programas ameri-canos consagrados, como o Good Morning America, da rede ABC, uma atração matutina dirigida ao público feminino — motor da maioria das decisões de consumo. Outra inspiração para o grupo foi o extinto The Oprah Winfrey Show, que ficou no ar durante 25 anos. Numa guinada longamente planejada e copiosamente chorada, Oprah, de 57 anos, encerrou o programa em maio passado e se transferiu para um canal próprio de televisão a cabo. O programa matinal de Fátima, ainda sem nome, deve estrear em abril. Terá uma hora e será diário. O horário da manhã é aquele em que a Globo enfrenta competição mais acirrada. Entre 2006 e 2011, a audiência  caiu de 9,6 para 7,6 pontos. A da Record registrou aumento de 3,5 para 5,6 pontos. O programa mais afetado é o Mais Você, de Ana Maria Braga.
John Amis/AP
Inspiração: Depois de 25 anos de sucesso, Oprah Winfrey deixou seu programa para criar um canal de TV
Inspiração
Depois de 25 anos de sucesso, Oprah Winfrey deixou seu programa para criar um canal de TV
Como Oprah Winfrey, Fátima confidenciou o desejo de “sair no auge”, apesar da resistência do marido. Neste ano, Bonner renovou seu contrato até 2018, e achava que Fátima deveria fazer o mesmo, argumentando, com razão, que formam o “casal-símbolo”. Só acabou aquiescendo na conversa mantida no primeiro dia do ano, pouco antes de uma viagem a Fernando de Noronha. “Embora apreensiva, ela me disse que estava decidida”, conta Bonner. “Pela primeira vez, cedi.” Ele chorou várias vezes enquanto era editado, numa área coberta de papel branco para manter o sigilo, o vídeo com os melhores momentos da carreira da mulher.
A escolha de Patrícia Poeta como a nova integrante do Jornal Nacional foi cercada de cuidados. A Globo encomen-dou pesquisas para testar a aceitação do nome de Patrícia, que é casada com Amauri Soares, diretor de projetos e eventos especiais da emissora. Elas mostraram que Patrícia desperta simpatia e confiança em todas as classes sociais com atributos semelhantes aos de Fátima: é informal, elegante, independente e “ao mesmo tempo mãe de família”. Meticulosa e aplicada, ela grava falas várias vezes se detecta uma alteração na voz ou uma mecha de cabelo fora do lugar. A exuberante cabeleira, porém, terá de perder alguns centímetros para se adaptar ao padrão JN. Vestidos festivos não entrarão mais no figurino profissional. O projeto de ter um segundo filho foi adiado “por enquanto”, diz ela. Se as mudanças provocarem tantos comentários como acontecia com Fátima, o interesse do público estará garantido.

É com você, Fátima
 

Quando foi a decisão de deixar o JN?
Há quatro anos, mas a emissora achou que era cedo. Concordei e participei de coberturas importantes, como a Copa da África e a eleição de uma mulher para presidente. Em abril, a sinopse do programa foi aprovada. Seis pessoas trabalham nela desde então.
Por que deixar o JN agora, ainda sem data de estreia do novo programa?
É impossível ser apresentadora e editora e, ao mesmo tempo, produzir uma atração nova. Quando foi fechada a decisão sobre o nome de Patrícia, há duas semanas, vi que estava na hora.
É difícil abdicar da bancada do telejornal mais importante do país? 
Sei que estava na posição mais cobiçada do telejornalismo brasileiro. Por muito tempo, tive até vergonha de assumir a vontade de ter um novo programa.
Como reage às especulações de que está se separando de William Bonner?
Seria possível pensarem nisso se eu tivesse sido retirada do jornal. Daí, poderia haver um luto. Mas todos sabem que estou radiante. Sinto como se tivesse tido um quarto filho.
O fato de seu marido ser um ano mais jovem pode ter feito alguma diferença para o público?
Quando entrei no JN, fazia coberturas de temas mais leves. Por isso, fiquei com a imagem de descontraída e ele, com a do chefe de jornal e pai de família. Mas a percepção sobre ele mudou. Quando surgiu o Twitter, ele canalizou ali seu espírito brincalhão. Os adolescentes descobriram um novo William. No tempo que teria para tuitar, eu estou ocupada em coisas como ver a agenda dos filhos para saber se preciso comprar cartolina.
Está ansiosa?
Passei meses trabalhando em segredo, com medo de ser descoberta. Até parabéns pela vitória do Vasco, meu time, me davam calafrios. Não contei nem para os parentes. O público se sentiria traído se não fosse o primeiro a saber.
Com reportagem de Renata Betti
http://veja.abril.com.br/noticia/celebridades/os-bastidores-da-separacao-so-profissional-de-fatima-e-bonner

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

http://portal.comunique-se.com.br/index.php?option=com_mtree&task=viewlink&link_id=30151 Novo!

Luiz Antonio mello

Meu novo MANUAL DE SOBREVIVÊNCIA NA SELVA DO JORNALISMO, edição eletrônica (e-book), já está disponível.
Para adquirir, basta acessar http://blog.nitpress.com.br/. O livro (170 páginas) custa apenas R$ 14,90 e pode ser baixado (PDF bloqueado) em qualquer computador, tablet e similares. Qualquer dúvida escreva para nitpress@nitpress.com.br .

O MANUAL foi escrito para jornalistas, estudantes de Comunicação e, também, alunos do ensino médio que percebem vocação para a profissão. Claro, em outras profissões há muitos simpatizantes do Jornalismo que querem conhecer como funciona na prática essa atividade que está na vida de todos nós. No livro não há teoria, só prática, numa linguagem bem leve e bem humorada.

Importante: quem quiser falar comigo estou a inteira disposição no e-mail luizantoniomello@gmail.com.

Aqui, os capítulos do MANUAL que foram chamados de “Cadernos”.

1o. Caderno - A vocação.................................................................................09

2o. Caderno - A fama......................................................................................15

3o. Caderno - Imprensa, o quarto Poder......................................................19

4o. Caderno - O domínio do Português.......................................................23

5o. Caderno - Fama na lama...........................................................................27

6o. Caderno - Apurar, apurar, apurar............................................................33

7o. Caderno - Salário e Experiências.............................................................39

8o. Caderno - Internet.....................................................................................43

9o. Caderno - Faculdade é facultativa?.........................................................49

10o. Caderno - Estágiário, o "pau de enchente".........................................57

11o. Caderno - Equipamento básico.............................................................63

12o. Caderno - On, Off e Fontes..................................................................67

13o. Caderno - As entrevistas ou "O senhor é o que mesmo?"...............73

14o. Caderno - Furando e Embarrigando....................................................79

15o. Caderno - Computadores.......................................................................85

16o. Caderno - Jornalista especializado........................................................91

17o. Caderno - As tragédias............................................................................97

18o. Caderno - Como sobreviver aos chefes.............................................105

19o. Caderno - Sem texto não dá................................................................111

20o. Caderno – Webjornalismo...................................................................117

21o. Caderno – Radiojornalismo.................................................................119

22o. Caderno – Telejornalismo....................................................................127

23o. Caderno - Assessor de Imprensa........................................................135

24o. Caderno - Síndrome do Estrelismo....................................................145

25o. Caderno - Jornalismo e política...........................................................151

26o. Caderno - Denuncismo e alarmismo..................................................157

27o. Caderno - Mídia marrom e sensacionalismo.....................................163

28o. Caderno - Em Suma..............................................................................168

29o. Caderno - O Autor................................................................................173

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Livro - Manual de Saúde Vocal


Livro - Manual de Saúde Vocal - Teoria e Prática da Voz Falada para Professores e Comunicadores - Rita de Cássia Fucci Amato Código do Produto: 7107367 (3082206)

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Livro - Manual de Saúde Vocal - Teoria e Prática da Voz Falada para Professores e Comunicadores
Manual de Saúde Vocal - Teoria e Prática da Voz Falada para Professores e Comunicadores

Este livro destina-se principalmente aos professores de quaisquer níveis de ensino (educação infantil, educação básica, ensino superior, atividades extracurriculares de artes e esportes), mas também é de grande utilidade para qualquer outro tipo de profissional da voz falada, jornalistas, vendedores, profissionais do direito e da saúde, políticos, atores, apresentadores de rádio e televisão, e mesmo para cantores, coralistas, regentes, professores de canto, preparadores vocais e educadores musicais.

A obra, primeiramente, aborda um panorama sobre a saúde vocal dos profissionais da voz. A seguir, traz noções fundamentais de fisiologia e anatomia vocal, que são explicadas de forma compreensiva, dando ao leitor uma visão clara e abrangente do funcionamento de sua voz. Foca-se também na avaliação da saúde vocal, destacando os fatores que induzem e os que obstam a manutenção da voz. Finalmente, traz inúmeros exercícios de técnica vocal, ilustrados por vídeos disponibilizados no site da Editora Atlas, a fim de que o leitor desenvolva suas potencialidades vocais e melhore suas habilidades de comunicação e sua qualidade de vida. Dentre as práticas recomendadas, estão relaxamentos musculares e exercícios destinados ao desenvolvimento da consciência auditiva, da propriocepção vocal e da respiração, além de vocalizes para o aquecimento da voz.

O Manual visa principalmente ao autoestudo por profissionais da voz e demais interessados na manutenção da saúde vocal, mas também procura servir de apoio a estudantes e pesquisadores de campos do conhecimento que envolvam o tema voz, como a fonoaudiologia, as áreas relacionadas à comunicação social (jornalismo, rádio e TV, imagem e som) e à expressão artística (artes cênicas e música), além de poder ser adotado como livro complementar ou básico em cursos de graduação e pós-graduação

Título
Manual de Saúde Vocal - Teoria e Prática da Voz Falada para Professores e Comunicadores
ISBN
9788522457823
Páginas
192
Edição
1
Tipo de capa
BROCHURA
Editora
Editora Atlas
Ano
2010
Assunto
Medicina E Saude-Fonoaudiologia
Idioma
Português
http://www.americanas.com.br/produto/7107367/livros/comunicacao/comunicacao/livro-manual-de-saude-vocal-teoria-e-pratica-da-voz-falada-para-professores-e-comunicadores

Cuidados com a voz - uma tarefa de todos





Ator, cantor, advogado, professor, locutor esportivo, telefonista, repórter e apresentador de televisão são algumas das profissões que dependem muito da voz e exigem alguns cuidados especiais que nem sempre são observados. Para explicar melhor quais cuidados deve-se ter com a voz e o que acontece caso esses cuidados não sejam tomados, o Idmed convidou a fonoaudióloga e especialista em voz Valéria Leal. Veja abaixo.
Quais são os cuidados primordiais que uma pessoa deve ter com relação à voz?
Esses cuidados e orientações vão variar dependendo da especificidade do trabalho do profissional da voz. Os cuidados vocais que, por exemplo, os cantores de trio elétrico precisam ter são bem mais específicos do que os da população em geral. Podemos enfatizar como regra para todos evitar gritar, evitar pigarrear, evitar falar com esforço, se hidratar adequadamente, principalmente em ambientes com ar condicionado, evitar o inimigo número 1 da voz, que é o tabagismo, evitar o uso de álcool, o uso de drogas, inalação de substâncias tóxicas... Essas são as recomendações gerais.
Mas para cada grupo de profissionais existem cuidados específicos. Por exemplo, os professores, operadores de telemarketing e radialistas devem consumir 400 ml de água fresca 30 minutos antes do início do uso profissional da voz e devem se hidratar durante todo o uso vocal, seja dando aula ou apresentando programas de rádio. Eles também podem fazer a aspiração do soro fisiológico pelo nariz, pois hidrata. Alguns cantores fazem nebulização com soro fisiológico, junto com aquecimento vocal, antes de cantar e ao final também, além de realizarem treinamento de resistência vocal e condicionamento para cantar por longos períodos. De maneira geral também pode-se fazer gargarejo com água morna, uma pitada de sal e um pouco de mel de boa procedência.
O que é contraindicado são pastilhas ou sprays que contenham anestésicos sem indicação médica, pois eles mascaram os sintomas de infecções ou problemas vocais.
Então podemos dizer que os cuidados com a voz não são generalizados?
O cuidado e o treinamento vocal estão relacionados com o tipo de trabalho e a demanda (com a voz) que o profissional vai ter. Para um cantor lírico, por exemplo, o menor problema vocal é potencializado, devido à grande demanda vocal que ele tem. Para esses cantores qualquer sinal de aspereza, soprosidade ou mesmo uma leve rouquidão podem interferir intensamente no desempenho. Já para um cantor de rock, do ponto de vista artístico, é tolerável uma leve rouquidão ou aspereza na voz. Alguns profissionais da voz precisam de treinamento específico para potência vocal, outros para resistência, outros ainda para projeção ou suavidade na emissão. Tudo depende da natureza da atividade vocal.
Quais são os principais problemas que podemos ter relacionados à voz?
Tem muitos profissionais da voz que apresentam refluxo gastroesofágico, resultado de dieta alimentar irregular, inadequada ou do hábito de se alimentar muito antes de dormir. A pessoa acaba fazendo a digestão durante o sono e pode haver o aumento do volume do suco gástrico. Então, pessoas que têm esofagite, gastrite, refluxo gastroesofágico podem vir a desenvolver problemas vocais, como edema, vermelhidão, amigdalite, laringite, faringite, tosse seca, pigarro, rouquidão e sensação de "bolo na garganta".
Quais alimentos são indicados para a boa manutenção da voz?
Dentre os alimentos considerados favoráveis, temos, por exemplo, a maçã, que tem uma substância que funciona como se fosse um adstringente. Se a pessoa não sofre do problema de refluxo, também são indicados alimentos cítricos, que estimulam a salivação.
Quais cuidados deve ter uma pessoa que trabalha com a voz o dia todo?
Antes de falar deve-se evitar bebidas gaseificadas, excesso de chocolate (devido à gordura, que engrossa a saliva), bebidas alcoólicas e comidas condimentadas. Os profissionais que usam a voz devem consumir alimentos leves 2 horas e meia antes de falar.
O que é a Campanha Mundial da Voz?
A Campanha Mundial da Voz foi iniciada no Brasil em dezembro de 2006, devido ao fato do Brasil ser o vice-campeão em incidência de câncer de laringe. Essa campanha foi uma iniciativa da Sociedade de Otorrinolaringologia em conjunto com a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, e instituiu-se o dia 16 de abril como o Dia Nacional da Voz. Essa campanha se espalhou pelo mundo, e desde então vários artistas já participaram, com o intuito de reduzir a incidência de câncer de laringe, que é causado, em sua maioria, pelo uso de substâncias tóxicas, principalmente pelo uso do cigarro, pelo tabagismo. No Brasil são 15 mil casos por ano e 8 mil mortes devido à falta do diagnóstico precoce. Uma rouquidão é minimizada normalmente por um leigo, pois não dói, gerando só um desconforto. Uma rouquidão pode ser um sintoma absolutamente temporário, fruto de uma gripe, um resfriado ou de um abuso vocal. Mas se uma rouquidão dura mais de 10 dias, ela deve ser investigada. O grupo de maior risco são homens fumantes na faixa de 50 a 60 anos, pessoas que já fumam há 15, 20 anos. As pessoas que nos preocupam mais são aquelas que apresentam voz rouca e áspera ao mesmo tempo. As mulheres também passaram a fazer parte do grupo de risco porque também passaram a fazer uso do fumo.
Qual a principal recomendação para que as pessoas cuidem melhor da voz?
Vale lembrar que as cordas vocais não podem ser trocadas! Esse é um mecanismo extremamente delicado. As pregas vocais têm uma função primordial que é abrir a passagem do ar para os pulmões e também de defesa, que é expulsar, através da tosse, qualquer organismo que possa causar algum problema.
Esse mecanismo também sofre por emoções, por mudança de temperatura, por infecções respiratórias, por mau uso vocal, por abuso vocal, por uso da voz em tom inadequado e pela intensidade muito forte da voz. A voz é um tesouro, é a melodia pessoal que tem o poder de atrair ou repulsar as pessoas. Uma voz de boa qualidade conquista e uma voz de má qualidade afasta, principalmente as que apresentam aspereza. A voz também envelhece, assim como o restante do corpo. As pessoas que ao longo da vida cuidaram da saúde provavelmente vão possuir uma voz firme e de qualidade durante a velhice. A nossa voz na terceira idade vai dizer quem nós fomos e o que fizemos durante a vida.
Valéria Leal possui graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, especialização em Voz pelo Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica e aperfeiçoamento em Curso de Especialização em Linguagem pela Universidade Federal da Bahia. Autora do “GUIG - Dicionário de termos, gírias e expressões musicais”. Site: http://www.valerialeal.com
http://www.gesau.com.br/verNoticia.asp?ad_id=1840&PagAtual=68