segunda-feira, 14 de novembro de 2011

EXERCÍCIOS PARA IMPOSTAÇÃO DA VOZ












Vocalises são pequenas linhas melódicas utilizadas para colocação e impostação da voz . Essas pequenas melodias, cantadas com continuidade e frequência, vão colocando o som e fixando-o no local correto.
Os vocalises devem ser feitos diariamente, de preferência pela manhã. Para iniciar, aconselhamos 10 minutos de respiração e técnica vocal pela manhã para a colocação da voz falada e meia hora no fim do dia, todos os dias.
Como aquecimento, por ocasião de apresentações, deve-se cantar a música da apresentação várias vezes, vocalizando-a com RRRRRR, MMMMM, UUUU e com a letra. Cantá-la dois ou três tons acima também funciona como vocalise, e vai abrindo a ressonância superior. É importante, ainda, prestar atenção à força da voz -todo cuidado é pouco. O aquecimento da voz, deve ser individual, sem força e com suavidade. Pedimos atenção para os aquecimentos feitos em corais ou grupos vocais, quando se dá mais volume à voz do que o necessário, terminando por colocá-la no local errado. Somente profissionais muito bem qualificados saberão trabalhar com um vozes em conjunto.  
Para fazer exercícios para a voz gratis - clique aqui
Exercícios de respiração , técnica vocal e aquecimento vocal. (Vídeos You Tube)

Ex. 7 - Com pequenos golpes de diafragma, emitir as consoantes com a vogal U. 10 vezes cada conjunto de letras. Este exercícios tira o som da garganta, coloca naturalmente o som para o alto. Alivia rouquidão, afonias e corrige a má colocação da voz.
Condiciona o diafragma a trabalhar sozinho.Ajustado com a fala.
Emitir - BU,DU,FU,GU,JU,LU,MU,NU,NHU,PU,RU,SU,TU,VU,XU,ZU, com pequenos golpes do diafragma.
voz
 









 


Exercícios de Respiração
A base da impostação é uma respiração baixa e relaxada. Passamos a seguir os exercícios que o aluno deverá fazer diariamente até que o corpo se acostume com essa movimentação.
Lembramos que a respiração baixa deverá fazer parte da vida da pessoa. Ou seja, ela deverá acontecer também na fala, e não somente na hora que for cantar.
Quando a coluna de ar estiver fazendo som automaticamente na emissão falada, o aluno estará apto a cantar sem se preocupar com isso. A respiração já estará automatizada.
Os exercícios que se seguem funcionam para voz falada e cantada.
1-Exercício para conscientização da respiração baixa. (assista ao video)
Inspirar pelo nariz, abaixando o diafragma. Não deixar o peito estufar, tendo a sensação de estar enchendo somente a barriga, pois o movimento é abdominal. Soltar pela boca, dosando com "F".
2-Exercícios de Dicção (assista ao video):
Repetir várias vezes com pequenos golpes de diafragma as seguintes consoantes: (a barriga entra e sai, a movimentação se dá na altura do umbigo): Ts,Ts,Ts ... Tx,Tx,Tx....Ks, Ks, Ks... Fs... Fx....Bs...Ds...Dz...Bz...
3-Exercício para manter a voz colocada. (assista ao vídeo exercícios 3, 4, 5 e 6)
Soprar, enchendo a bochecha de ar e apertando os lábios, a fim de evitar a saída do ar.(como enchendo uma bola de borracha) Soltar em "F".
4-Jatinho Curto: Inspirar e soltar o ar em jatinhos curtos, com pequenos golpes na região do umbigo.
5-Respiração no ritmo do passo: Enquanto anda ou corre, fazer uma inspiração e uma expiração para cada passo.
6-Exercício para aumentar a capacidade do ar.
Respirar profunda e lentamente enchendo a barriga de ar. Subir o braço na inspiração e baixa-lo na expiração.
7-O mesmo exercício, sendo que ao subir os braços, reter ao ar por 20 seg. e quando abaixar, ficar sem ar por 20 seg. Repetir 10 vezes.
8- Exercício para manter o sopro costante.
Inspirar pelo nariz em 5 segundos, reter 5 segundos e soltar em "F" em 5 segundos. Repetir 10 vezes sem interrupção.
9- Soltar S forte e no final do ar emitir TTT
S_________________________________TTT
S_________________________________KKK

http://www.cantarte.com.br/vocalises.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário