domingo, 28 de agosto de 2011

Monika Venerabile


TERÇA-FEIRA, 7 DE OUTUBRO DE 2008

Entrevistei uma das maiores locutoras de rádio do Brasil, Monika Venerabile. Confira

Batemos um papo com Monika Venerabille - uma das mais conhecidas locutoras de rádio do Brasil - com exclusividade. Ela nos trouxe curiosidades da sua vida no rádio e como ela começou na carreira. Conheça um pouco mais dessa profissional que atualmente é um ícone em duas emissoras cariocas, sendo uma AM e outra FM.


Onde tudo começou para você no mundo do rádio? 
Aos 8 anos, ganhei um radinho de pilha, uma buzina e um gravador de voz e brincava de Parada musical, anunciando músicas, falando notícias e gravando o som da minha voz, com buzininha fon fon e a música. Tirava da rádio Mundial. Em minha cidade, Niterói, neste mesmo ano, foi lancado um suplemento infantil dentro do jornal mais respeitado até hoje em todo o Estado do Rio, O FLUMINENSE. Neste jornalzinho para criancas, fui repórter mirim, fazia entrevistas, escrevia cartinhas sobre meu cotidiano infantil e eventos do colégio. Minha mamäe sempre apoiando e levando eu e meu irmäo em várias promoções. Enfim, ganhei aos 10 anos uma coluna no Jornal O FLUMINENSE e passei a ter honras da repórter mirim mais jovem do Estado. Prêmios, vernissages, solenidades, encontro com o prefeito da cidade e celebridades locais que achavam uma gracinha ter uma garota que criticava e sugeria soluçöes ecológicas e comunitárias para o bem estar da turma infanto juvenil. Aos 12 anos, o jornal comprou a Radio Fluminense AM e também fui convidada a falar o que escrevia tanto em minhas colunas, com dieito a músicas e artistas! Pronto, fui criada pela família Torres Amora, que hoje além de ser grata por tanto estímulo de minha saudosa mäe, me incentivaram a falar, me expressar e experimentar as mídias de comunicacäo que definiriam meu perfil profissional!

De onde vem o seu sobrenome, Venerabille? É artístico ou seu mesmo?
Papai veio da Sicília, Itália. E este nosso sobrenome é Venerabile, sem os dois Ls!

Por que achou que o rádio tinha que fazer parte da sua vida assim?
Porque acredite, sou muito tímida. Até os 8 anos mal me comunicava, vivia quietinha e amava escrever. Fiz muita coIsa na TV, mas nada me estimula mais que a fantasia embutida numa caixinha de som.

O que você fazia antes da profissão, aliás começando a carreira aos 9 anos, só podia passar os dias brincando e estudando, acertei? 
Sim, mas sempre tive muitas atividades, estudei alemão e inglês, fiz teatro, ginástica rítmica, ballet, natação....Ufa! Criada com mãe e avó alemãs, aprendi muitos trabalhos manuais e adorava brincar no Iate Clube Brasileiro. Minha mãe só nunca me ensinou cozinhar e lavar louca. Dizia que eu era intelectual.... (risos) minhas tias ficavam indignadas!

É verdade que você trabalhou com a atriz Isabela Garcia, ainda criança?
No auge da Fluminense Fm, a rádio Maldita, fui dar entrevista para o Bocäo da Sport TV e toda a turma do programa semanal de TV na Record. Era o Realce! Depois, Bocäo e Antônio Ricardo gostaram de mim, me convidaram para apresentar o novo programa diário, o Vibraçäo. Mas eu já tinha 18 anos! Isabela estava na entresafra de novelas, foi minha parceirinha e muito divertida colega na apresentacäo do muito bem frequentado programa de esportes radicais, entrevistas, clips e reportagens de lutas, võo livre, surf e skate... o diário Vibraçäo!

Quais foram os seus inspiradores profissionais no rádio e também na TV? 
Todos que conheci me passaram algo. Amei a equipe da Maldita FM depois fui a primeira menina na Turma Vitoriosa da Cidade Fm e adorava o estilão do Big Boy na Mundial AM, que quase nem conheci. Ao mesmo tempo, Cidinha Campos era A Mulher do rádio. A doce e vigorosa Dayse Lucidi também.... Eliakim Araújo foi o maior locutor de notícias na rádio jornal do brasil e também me orientou a ter responsabilidade social sem sensacionalismo e sem vícios. Desta época ... eu só observava, admirava ... e falava na minha rádio, do meu jeitinho, mas nem tinha voz! E saibam, mesmo meu atual colega na Super Rádio Tupi, veterano Coelho Lima da Patrulha da Cidade, fazia uma resenha esportiva e cobertura, com liderança sobre novos talentos. Enfim, todos os meus admiráveis ídolos que nem cabem aqui! Estes são só do comecinho de minha pedalada. Agora no triatlon das rádios, eu admiro quem nos dirige bem, sabia? VIVA A TODOS OS RARÍSSIMOS E BONS JÁ RENOMADOS E MEUS ESPECIAIS DIRETORES DE RÁDIO!

Você sempre curtiu esportes radicais, pois como você contou, já apresentou mesmo o programa Vibração. Conte mais pra gente.
Então, sim. Aos 15 anos, larguei o jogo de tênis porque vivia na praia, onde eu pegava onda de body board em Itacoatiara, Niterói. Pedalava kms todo dia, apresentava os principais campeonatos, tudo era muito radical. Por isso, amei conhecer e entrevistar os atletas top de ranking nesse programa.

É verdade que você foi uma das primeiras profissionais a ceder sua voz para serviços de caixa eletrônico ou isso sempre foi boato? 
Ih, minha voz em caixas de dinheiro? Só quando näo funciona, eu xingo....(risos)...é boato!

As ouvintes talvez nutram uma maior criatividade, em relação as vozes masculinas. E os homens, na sua opinião?
Todos tem fantasias. Mas os homens säo muito gentis com a Monikinha da Nativa FM . Hoje sou uma amigona da família. Eles trazem suas esposas ou säo trazidos por elas para escutar música, papos e notícias, prêmios e sinto que sou uma voz confiável e sem deslumbres ou falsetes. Aliás, esta Monikinha por acaso, é mulher, menina, madura e principalmente, humana e sensível aos bons momentos que eles querem viver pelas ondas diárias de nossa rádio.

Como é o Turma da Monikinha na Nativa?
Ahh, só escutando mesmo. De 8 ao meio dia, (risos)... por favor em 96, 5 no RJ ou na internet. Penetrem no site nativa.fm - sem ponto com, sem ponto br....

Nos conte sua experiência em rádios paulistanas e por que da mudança para o Rio de Janeiro?
Bem, pra mim Säo Paulo é a nossa New York. Onde as rádios realmente pulsam e transmitem os batimentos cardíacos do povo, musicando e informando. As rádios paulistas säo exatamente como as praias cariocas, recheadas de modismos e celebridades. Amo isso tudo, mas voltei para o Rio pra cuidar de minha saudosa mamäe e estar ao lado de minha família! Näo por acaso, fui transferida pela Rede Transamérica como Coordenadora Regional. Hum! Mas, só fiquei duas semanas assim e já na minha terra, aproveitei pra voltar a ser eu mesma, feliz apresentadora na rádio Cidade, com o programa Cidade do Rock. Mais um gol, de meu brilhante amigo e diretor Eduardo Andrews, que também, mais tarde me transformaria na mais popular do FM carioca, como a Monikinha da 98 FM! Um Viva enorme para nossos diretores de rádio e pra Marcus Di Giácommo, Ricardo Henrique, Alfredo Raymundo e meus atuais comandantes na Tupi AM e FM Nativa/RJ

Mulheres. Nesse ramo vocês estão se destacando muito. Basta ver você, Tina Roma, Gislaine Martins e mais um tantão de talentosas meninas. O que diz de tudo isso? 
São adoráveis as garotas do rádio, mas ainda säo muito poucas. Cada emissora talvez, só aceite uma de nós. Na Pan tem a Tina, na Nativa FM só tem eu, na Globo AM apenas a notável Juju, enfim. Em São Paulo, ADORO todas, mas saiba: a MINHA FAVORITA, a mais GUERREIRA e VIRTUOSA, é a minha querida Claudia Marthins! Outra coisa, me desculpe, mas quem é Gislaine? Devo conhecer, por favor me apresente!

Gislaine Martins é a competentíssima locutora e coordenadora da Rede Transamérica. Me recebeu recentemente em uma visita que fiz na rádio, muitíssimo bem. Ela e seus colegas. Está prometendo um bate-papo com a gente aqui pelo site em breve. Você disse que foi coordenadora regional da Transamérica, ás vezes não tenha se lembrado.
Então, eu devo conhecê-la sim. Quem sabe? Gislaine Martins.

Lembra de algo curioso na profissão que sempre ti traz ou trouxe muita alegria? 
Hoje por exemplo (dia 1 de outubro) foi um dia lindo. Cada minuto no ar, com tanta tecnologia de ponta e treinando um novo sistema de rede que me permite mixar quatro músicas em novas mágicas em três computadores simultâneos, mas com a arte de uma brilhante DJ que devo ser. Que desafio voltar a mixar nos frios computadores que substituiram os MD's! (Risos) Sabia que iam precisar de novo, desta nossa arte humana! Fora a energia da voz, que comanda o pulsar de uma cidade e assim ter a honra de ser líder de audiência. Gente, todo dia isso! É a maior felicidade que qualquer radialista pode viver em qualquer rádio. Então, hoje é o dia de ser e fazer um ouvinte muito feliz! Sempre!

Você acha que as grandes cidades - a maioria capitais - ainda são a coqueluche do rádio para se ter sucesso profissional? 
Não, eu viajo em férias, levo rádio AM FM OM OC, enfim, em qualquer beira de estrada, tem um comandante de fatos que emociona e faz parte do povo. As rádios de cidade grande, valem como experiência, mas devemos sempre focar em nossa comunidade. E nos preparar sempre para a globalizacäo, para as redes nacionais, porque só quem conhece a estrada de barro, chega no asfalto, entende? Por exemplo, o presidente Lula é o mais popular de nossa história, porque fala a língua do povo. Aliás, ele anda atrapalhando o rumo das rádios comunitárias, aviões caem por causa de rádios piratas, uma grande bagunça no dial e o mais grave: está também atrasando o processo das digitais AM, sabe porquê? "Só o Lula quer e pode ser popular." Eu hein, odeio isso sabia?

O que ti impressiona positiva e negativamente no rádio hoje em dia?
O que ti relatei acima. Mas pelo o que vejo. é uma questão de clareza da classe. Basta mais um tempo para o rádio exigir direitos perdidos, senão, vamos ganhar meno que um vendedor de balas na esquina. O Brasil tem que nos respeitar mais! Nossa aposentadoria especial por radiação, surdez, lesãoes por falta de equipamentos ergonômicos, contaminação por estúdios mal vetilados e riscos de vida por invasões de bandidos. Onde eu trabalho, aqui no Rio, fomos invadidos. Tiraram a Nativa FM e a Tupi AM do ar. Bom, quero também pedir cuidado profissional obrigatório em questões psicológicas do radialista, esmagado por resultados cada vez mais exigentes no IBOPE. Vamos lutar pela volta da aposentadoria especial, genteeee!

Apesar disso tudo que "bem lembrado" você disse, gostaria que seu filho seguisse a mesma carreira? 
Não tive tempo de ter filhos, mas minha mãe me admirava muito por ser radialista.

Qual a sua opinião sobre as novas tendências que estão chegando. Web Radio e Rádio Digital. Dizem que os dowloads, ipods e afins tem buscado seu espaço e deixado o rádio, quase em segundo plano. Dá pra fazer uma previsão?
Viva todas as tecnologias. Sinto muito que eu só receba um pagamento por tanta difusão não reconhecida e portanto, não somos remunerados por falarmos e sermos filmados, sempre bem arrumados, vestidos, bem maquiados, bem barbeados e ainda... vigiados em tempo real, tudo pela webcam de cem realzinhos e gratuitamente. Somos vistos e ouvidos por qualquer lugar do planeta ao vivo!

Algo que conquistou, está conquistando e gostaria de conquistar num futuro próximo.
Uma rádio itinerante ao vivo por onde passamos, irradiamos. Assim, o programa anda pelas as ruas, toca um som, visita outra comunidade, prestigia um evento, um carrão, um helicóptero, depois um trem, um iate comigo dentro (risos) enfim, a cada momento, no ar, na terra e no mar! Uma voz circulando e contando tudo, com um link ao vivo. Já imaginnou um estúdio tão sagaz, tão vivo assim? É fácil, né? Hum, ainda vou fazer isto!

O que tem ouvido ultimamente em casa? 
Meus cds da rádio Tupi. É AM, não é musical, é talk radio. É muita responsabilidade num programa único na semana. Sempre aos domingos de 6 as 8 da manhã. Estreei como comunicadora da rádio mais gisgantesca do mundo popular brasileiro. Por isso, gravo cds do programa. Você entende que tenho que me ouvir, melhorar, virar a nova celebridade do rádio AM? Puxa, como sofro me ouvindo! Ainda tenho que treinar muitoooo! (risos) É verdade!

O que diria sobre a profissão, para os mais novos na carreira? 
Sejam muito benvindos, mas nunca copiem nada. Sejam a voz de sua alma, sigam intuições e use o que já ouviram, para o bem, para a paz e pra ser mais marcante. (risos) Sejam como eu, ignorem padrões ou estilos e tenham respeito pelo gosto de seu público, seja qual for. Assim, você nunca será esquecido, eu garanto!

O que seria uma rádio de $uce$$o pra você.
Um grande transmissor, um grande e cada vez mais raro diretor de rádio, uma equipe cheia de novatos curiosos e claro, uma boa turma de radialistas radiantes e que só falam bem e que transmitem verdade em suas mensagens! Hurruuu, que legal poder trabalhar na Nativa FM, hoje a minha casa e é assim!

OK Monika, agradeço demais o bate papo que tivemos e espero que tenha gostado. Saiba que soubemos do seu paradeiro, por um ouvinte carioca chamado Luciano de Souza Bezerra e leitor assíduo do TudoRadio. Uma grata surpresa. Suas considerações finais.
Que bom bater esse papo com você Tubaraum. Agradeço de montão a você pela entrevista e aos meninos do site TudoRádio. Desculpe os desencontros. Luciano, estou muito grata pela lembrança. Muito obrigada também aos ouvintes cariocas e leitores do TudoRádio. SINCERAMENTE. Contem comigo, somos fraternos irmãos do rádio! Beijos mil, Monika.

Bate-Bola Rápido

Eu sou: apaixonada por rádio
Mas poderia ser: uma viajante sem fronteiras, amo passear
Nativa FM: é o amor do Rio e da Monikinha também
Cartucheira ou Enter: enter, é mais rápido
Time do coração: Mengooooo
Amor: é tuuuuudo
Música especial: a nova da Mariah Carey - Bye Bye
Um arrependimento: hum, deixa eu ver... sei lá, vivo cada instante, cheia de culpas, querendo melhorar isso e aquilo, toda perfeitinha e agora ...(risos) você me arrumou mais um motivo?
Uma grande lembrança: o sorriso de minha mãe
Um sonho: fazer rádio no exterior
Sou grata a: Deus e minha família
Mais amigos ou colegas: mais amigos e muitos colegas
Esporte: hidroginástica, pilates e caminhada
Monika Venerabile by Monika Venerabile: guerreirinha do rádio. Agora também pego as 6 da manhã na SuperRádio Tupi! Aos domingos, no Show da Monikinha me vejam ao vivo acessando o portal tupi.am e visitem minha página Show da Monikinha.
http://tubaraumradioshow.blogspot.com/2008/10/entrevistei-uma-das-maiores-locutoras.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário