por Louise Peres | 24 de Agosto de 2011
O Rio de Janeiro está nas novelas, nos clássicos da bossa nova, nos filmes. Mas, antes de tudo - desde o século XIX, mais precisamente -, está nos livros. A lista de títulos, ficcionais ou não, em que o Rio está presente é extensa. VEJA Rio listou dez grandes obras de nossa literatura em que a cidade maravilhosa aparece, seja como cenário, tema e até mesmo personagem principal. Já leu todos?
1 - O Cortiço
Autor: Aluísio Azevedo
Foi publicado em: 1890
Marco do naturalismo no Brasil, "O Cortiço" é um retrato do cotidiano de moradores daquele que seria o precursor da favela. Gente pobre, excluída, humilde, minorias que compartilhavam hábitos e vícios consequentes do meio insalubre e propício à promiscuidade em que viviam - um cortiço no Rio de Janeiro.
2 - Dom Casmurro
Autor: Machado de Assis
Foi publicado em: 1900
É no Rio de Janeiro do Segundo Império que se desenrolam as tão discutidas relações entre Bentinho, Capitu e Escobar. A cidade é, na verdade, cenário principal para várias das obras mais representativas da literatura realista brasileira: os romances de Machado de Assis.
3 - A Alma Encantadora das Ruas
Autor: João do Rio
Foi publicado em: 1908
João Paulo Alberto Coelho Barreto, o João do Rio, registrou em crônicas urbanas e reportagens a vida no Rio de Janeiro de seu tempo. Em 1908, a então capital da República passava por transformações inspiradas em Paris. As condições da cidade, no entanto, estavam muito distantes do modelo francês. Em relatos que mesclam narrativas literárias e jornalísticas, João do Rio descreve problemas da urbanização, como a miséria e a formação das favelas. Em um dos textos, "A Rua", o autor faz um belo tributo às ruas cariocas.
4 - Triste Fim de Policarpo Quaresma
Autor: Lima Barreto
Foi publicado em: 1915
O romance ícone do pré-modernismo brasileiro retrata o cotidiano no Rio de Janeiro dos primeiros anos da República. Neste cenário, o subsecretário do Arsenal de Guerra Policarpo Quaresma, um entusiasta do desenvolvimento nacional, propõe reformas políticas e culturais na sociedade e batalha, na Revolta da Armada, pelo país.
5 - O Beijo no Asfalto
Autor: Nelson Rodrigues
Foi publicado em: 1960
São várias as tragédias cariocas de Nelson Rodrigues. "O Beijo no Asfalto", no entanto, se destaca entre as demais por se tratar de um texto baseado em uma ocorrência real: após ser atropelado por um ônibus, o repórter Pereira Rêgo pede, antes de morrer, um beijo à jovem que por ali passava. Na obra, Nelson adapta a história e faz um homem, Arandir, realizar o último desejo do atropelado. O fato repercute e ganha a capa do jornal carioca A Última Hora, que distorce a história e retrata Arandir como um criminoso.
6 - A Hora da Estrela
Autor: Clarice Lispector
Foi publicado em: 1977
Última obra de Clarice Lispector publicada antes de sua morte, em dezembro de 1977, "A Hora da Estrela" narra as desventuras de Macabéa, moça ingênua recém-chegada de Alagoas ao Rio de Janeiro. O romance trata da perspectivas da retirante nordestina sobre a nova vida na cidade grande, mas também traz reflexões sobre o ato de escrever, na figura do narrador Rodrigo S.M.
7 - Agosto
Autor: Rubem Fonseca
Foi publicado em: 1990
Acontecimentos que marcaram a sociedade carioca e culminaram no suicídio de Getúlio Vargas, em agosto de 1954, compõem a trama do livro de Rubem Fonseca, publicado em 1990. A obra mistura realidade e ficção: os primeiros fatos da obra são reais - o atentado a Carlos Lacerda na Rua Toneleros e o suicídio de Vargas no Palácio do Catete; o narrador e protagonista, Comissário Mattos, e suas relações com a investigação são fictícios.
8 - Cidade Partida
Autor: Zuenir Ventura
Foi publicado em: 1994
Dois lados da cidade norteiam os relatos de Zuenir Ventura. Em 1993 o autor frequentou, durante nove meses, a favela de Vigário Geral, pouco tempo após a trágica chacina que vitimou 21 inocentes. Ao mesmo tempo, acompanhava a mobilização da sociedade civil contra a violência - iniciativa que no futuro viria se transformar na ONG Viva Rio.
9 - As Cariocas
Autor: Sérgio Porto
Foi publicado em: 2006
Sérgio Porto, imortal sob a alcunha de Stanislaw Ponte Preta, publicou seis histórias que abordavam, pelo viés psicológico, a personalidade de seis típicas cariocas. Em 2010, a obra inspirou a série homônima produzida e dirigida por Daniel Filho para a TV Globo.
10 - 1808
Autor: Laurentino Gomes
Foi publicado em: 2007
Após mais de 10 anos de intensa pesquisa, Laurentino Gomes conta neste livro reportagem como a chegada da família Real portuguesa ao Rio de Janeiro transforma a cidade: de colônia atrasada, ela passa a capital imperial e, anos depois, a sede da coroa portuguesa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário