domingo, 25 de setembro de 2011

Anna Khoury: O sonho dourado - 45 anos de Rádio FM no Brasil



PALAVRAS-CHAVE: "Imprensa FM", história + rádio, "Anna Khoury", história + "rádio FM", "Jovem Pan Rio".
 
A empresária Anna Khoury, fundadora das rádios cariocas Eldorado AM e Imprensa FM

Edoardo Pacelli
O Brasil perdeu, em 1992, uma das mais influentes mulheres no setor das comunicações e da informação: Dona Anna Khoury. Tenaz, combativa, resoluta, Anna Khoury pode ser considerada a equivalente feminina de Roquete Pinto e símbolo da luta de emancipação do universo feminino. (A história da radiodifusão no Brasil pode-se dizer, está dividida em duas etapas: antes e depois de Anna Khoury).
Carioca, era casada com Michel Khoury, um notável criador de peças em metais preciosos. Depois de ter desenvolvido seu papel de esposa e mãe, decidiu realizar o sonho que alimentava desde a infância: ser dona de uma emissora de Rádio.
Logo encontrou o primeiro obstáculo, pois a miopia dos representantes brasileiros na convenção de Atlanta, EUA (realizada em 1948), onde foram distribuídos os canais exclusivos de rádio no mundo, causou a carência destes canais ao Brasil. A freqüência determinada por certo País, além da potência de 100 Kw que, teoricamente, cobria o inteiro continente, não podia ser usada por outra nação.
Anna Khoury não desistiu; solicitou e obteve do Presidente da República, Eurico Gaspar Dutra, a permissão para entabular, em nome do Governo Brasileiro, negociações para a cessão de bandas de freqüência, junto a alguns países da América Latina.
Naquele tempo de pós-guerra, transmissores de rádio eram caros, importados e de difícil aquisição. A Argentina, a Bolívia e o Paraguai não tinham ainda conseguido instalar as emissoras a que tinham direito. Dona Anna Khoury, vislumbrando a possibilidade de compartilhar as freqüências destes países, mediante a redução de potência de transmissão para 20 Kw que permitiria a utilização sem interferências, conseguiu um acordo com aquelas nações. Uma emissora transmitindo em La Paz com 20 Kw, por exemplo, consegue cobrir toda a extensão da Bolívia, satisfazendo as necessidades de comunicação daquele País. A mesma freqüência de 550 Kc utilizada no Rio de Janeiro, cobre todo o Estado do Rio e grandes extensões dos estados de Minas Gerais e São Paulo, não chegando a ameaçar qualquer interferência na emissora boliviana de mesma freqüência.
Dessa forma, foi possível assinar um acordo bi-lateral entre o Brasil e a Bolívia, para a utilização de sua freqüência exclusiva. Acordos similares foram concluídos com o Paraguai e a Argentina. Em compensação D. Anna Khoury forneceu os equipamentos de transmissão para as respectivas nações. Para alcançar seu objetivo, D. Anna Khoury percorreu o continente, conseguindo trazer ao Brasil três canais e, como prêmio, recebeu o direito de possuir sua própria emissora que, para coroar seu sonho dourado, denominou "Rádio Eldorado" (*), emissora que se tornou conhecidíssima.
Mas as raposas estavam de atalaia. Obrigada a se associar com outro, Anna Khoury foi vítima dos jogos de poder do sócio, tanto que teve de ceder a emissora, mantendo, porém, a propriedade do nome Eldorado. Quem nasceu pioneira, todavia, não pode se render a uma derrota.
Aceitando o desafio, fundou, em janeiro de 1955, a Rádio Imprensa FM, a primeira emissora em modulação de freqüência do País (**) e, como sentia que sua tarefa era a de inovar, criou o serviço de música ambiente, que permanece no ar 24 horas, funcionando por assinatura, como canal privativo irradiado simultaneamente na mesma banda da emissora principal.
Aí nasceu o primeiro serviço de tele-difusão por assinatura: os receptores eram locados a clientes que ouviam música no ambiente de trabalho. A Rádio Imprensa FM tem o mérito, também, de ter realizado o primeiro transmissor construído no Brasil, devido às dificuldades de importação. E a própria emissora, com o comando de sua Presidente, teve de iniciar a primeira indústria de rádios receptores de FM.
Com programação exclusivamente musical, sem qualquer locução, a Rádio Imprensa era até 1976 a única emissora em FM no ar no Brasil. Somente 20 anos depois de sua inauguração, com o boom das FMs, surgiram as outras emissoras.
Anna Khoury continuará vivendo nos corações de quem teve a sorte de conhecê-la e admirá-la. Anna Khoury, a pioneira, a mulher que soube fazer de um sonho dourado, um Eldorado sonho.

NOTAS:
(*) Surgida em 1949. Atualmente sua freqüência é ocupada pela Rádio Viva Rio AM.
(**) Preservamos o dado do texto do autor, embora se saiba que a Rádio Clube de Pernambuco também reivindica o pioneirismo em transmissão em FM, datada de 1939.

Nenhum comentário:

Postar um comentário