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A LOCUÇÃO FEMININA NO RÁDIO CARIOCA - Por Fátima Regina Oliveira Cerqueira e Dirce Maria Drummond Xavier foi um Relatório Técnico submetido ao corpo docente da Escola de Comunicação – ECO - Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, como parte dos requisitos necessários à obtenção do grau de Bacharel em Comunicação Social, Habilitação em Radialismo. Orientador: Fernando Mansur - Rio de Janeiro - 2004

segunda-feira, 14 de novembro de 2011
A fonoaudióloga Valéria Leal informa sobre os cuidados que devemos ter com a voz durante a folia
AO FUTURO PROFISSIONAL DA VOZ
CANTO AO ALCANCE DE TODOS
AO FUTURO PROFISSIONAL DA VOZ
Etapas a superar para uma adequada técnica vocal
- Saber a diferenciação, na técnica vocal, entre a respiração torácica (de diminuta importância) e a respiração intercostal (fundamental para o canto):
- Conscientizar e automatizar a respiração adequada:
- Utilizar, conscientemente, a mecânica do esfíncter glótico (bordas e pregas vocais);
- Automatizar o apoio subglótico (apoio vocal):
- Vocalizar somente com a voz apoiada:
- Cantar e falar consciente do apoio glótico;
- Vocalizar as notas de passagem (peito/cabeça) sem perder o apoio subglótico, auxiliando-se, conscientemente, dos músculos: glúteos, dorsais, abdominais e intercostais (cinturão de retenção e expiração);
- Diferenciar na passagem de voz as notas com ressonâncias de peito e cabeça (falsete);
- Aprender a utilizar os ressoadores para emissão lírica;
- Diferenciar a fonação lírica da popular;
- Sensibilizar os ouvidos com seu colorido vocal (timbre);
- Vocalizar e falar personalizando o seu timbre vocal - com pressão.
O futuro profissional da voz freqüentemente espera resultado imediato. Esse prêmio realmente aparece, mas é preciso que você - exclusivamente você - o conquiste.
Sua musculatura precisa de tempo para se acostumar com a nova mecânica. Determinados movimentos respiratórios e determinadas contrações musculares vão parecer-lhe estranhas ou até impossíveis de serem utilizadas para a emissão vocal. Porém, não se esqueça de que muito freqüentemente a assimilação de uma nova técnica, num primeiro momento, apresenta-se para nós revestida da aura da impossibilidade. Só depois de dominadas a emoção e a ansiedade, é que o próprio organismo começa a corresponder aos novos estímulos suscitados. É o momento em que o esforço empregado começa a ser racionalizado. Esse esforço, quando racionalizado, acaba por incidir somente nos elementos que realmente vão atuar para uma melhor emissão vocal.
Os exercícios respiratórios, faciais, e dos articuladores, juntamente com os alongamentos, são de vital importância para o domínio de certos músculos que indiretamente bloqueiam a emissão vocal. Esses exercícios não só proporcionam um relaxamento organo-psíquico como também aumentam o tônus muscular (fortalecimento dos músculos), muito importante para a atividade presente e futura do profissional da voz.
Não se limite a só se "ligar" quando estiver em aula!!!
O canto é um condicionamento físico e psíquico. Portanto, você tem que ficar "ligado(a)" todo o tempo. Não só quando se exercita, mas no seu dia-a-dia. Quando respira, fala, grita, boceja, dá gargalhadas ou projeta a voz para chamar alguém. Todos esses atos têm de estar integrados em seu ser, após serem analisados à luz dos princípios da boa fonação.
De que adianta você ser um perfeccionista em aula e abandonar esse rigor no seu cotidiano? Dificilmente você logrará êxito adotando posturas tão antagônicas, sendo que tal incongruência de atitudes possivelmente redundará em uma perda de tempo e dinheiro.
"Curta" suas aulas gravadas em fita, escutando-as durante os dias que antecedem sua próxima aula e assimilando tudo que você aprendeu nos últimos encontros. Sem a ajuda de um gravador, é muito mais difícil, principalmente nos primeiros meses, o aluno fixar todas as observações feitas em aula.
Assim como o aluno de dança necessita olhar-se no espelho para encontrar sua expressão corporal, o aluno de canto precisa se ouvir para encontrar a sua verdadeira expressão vocal.
As formas de expressões genuinamente artísticas só podem ser alcançadas com muita emoção, decisão, dedicação, persistência, atenção, perseverança e muita, mas muita disciplina. Portanto, se você for um dos seres que possuem a aptidão para essa difícil, divina e gratificante arte de cantar, vale a pena tentar.
Lembre-se, só os escolhidos são dotados desse maravilhoso Dom.
(Algumas recomendações úteis)
Conforme exposto em nossa entrevista preliminar, o som que emitimos por meio do ar expelido a partir dos pulmões, coadjuvado pela musculatura abdominal, dorsal, intercostal, glútea, pela traquéia e pela laringe, é a conseqüência de atrito desse ar por entre os músculos que formam o esfíncter glótico
(bordas e pregas vocais) situado no topo da laringe.
Assim sendo, a voz é o resultado do bom estado organo-psíquico do próprio indivíduo e, conseqüentemente, qualquer alteração psicossomática será refletida no som de quem a produz.
A técnica vocal desempenha importante papel na proteção dos músculos utilizados na fonação, não permitindo que eles continuem a sofrer agressões mesmo quando sob pressão psicossomática, conscientizando o aluno(a) a socorrer-se de tal técnica até que seja contornada a situação psicossomatizante.
Em vista disso, faça dos conselhos a seguir sua bíblia vocal:
HIDRATAÇÃO
O teste que pode ser realizado para averiguar o nível de hidratação do organismo é mais barato ainda! Trata-se de um auto-exame que consiste em observar a coloração de sua urina: caso ela se apresente amarelada (turva), é hora de beber muita água até que, em futuras observações, a urina apresente-se translúcida, bem clara. A partir daí, faça dessa observação um hábito, a fim de que o quadro não volte a se repetir.
Ainda no tocante ao fumo, não permita, sempre que possível, que pessoas fumem nos lugares em que você esteja, pois o cigarro é muito mais perigoso para as pessoas NÃO FUMANTES, pois estas são muito mais vulneráveis aos efeitos maléficos do fumo por não possuírem a proteção orgânica adquirida pelos fumantes, por força do vício, que resulta numa pseudo-proteção que prolonga o sofrimento orgânico inerente ao tabagismo.
Como prevenção, é recomendável ter um antiácido por perto.
Aprenda a se utilizar da mesma mecânica do canto para o ato de falar, seja coloquial ou formalmente. Mantenha sempre a boa retenção de ar e o apoio glótico. Contudo, mais importante ainda é não tagarelar e evitar discussões e gargalhadas exageradas. Seja comedido e consciente desses maus hábitos, evitando-os.
ALTERAÇÃO DE VOZ POR PROBLEMAS ORGÂNICOS
Já os PROFISSIONAIS que apresentem o mesmo problema e que estejam conscientes de sua técnica vocal podem e devem se exercitar vocalmente:
PROBLEMAS INFLAMATÓRIOS
Bebida alcoólica nunca aqueceu garganta e voz de ninguém. Esse é um dos pretextos para beber ou provocar na pessoa uma pseudo-coragem para desempenhar seu papel. Qualquer que seja o produto relaxante a que se recorra com o intuito de acalmar os nervos, seu efeito vai exercer função exatamente contrária. Ao relaxar a mente, extensivamente o corpo, a pessoa perde o controle sobre suas bordas e pregas vocais, assim como sobre suas articulações e, devido ao relaxamento da musculatura facial, ocorre uma mudança de som em seus ressonadores. Quantas vezes não ouvimos, em uma conversa, o som emitido por uma pessoa alcoolizada, drogada ou dopada? Além de desagradável, a voz dessas pessoas deixa evidente o estado alterado em que se encontram. Imagine agora essa pessoa utilizando essa mesma voz no ofício de cantar. Tal imagem, por si só, já dispensa maiores comentários.
A expectativa e a ansiedade fazem parte do show. Quanto mais alerta estiver o profissional, melhor será sua performance. O pior nunca foi a estréia, e sim o segundo dia. Sabe por quê? Porque o profissional, sob o efeito do sucesso da estréia - a estréia sempre é um dia de grande sucesso, pois o cantor conta com uma platéia formada na sua maior parte por amigos e familiares -, deixa os temores do primeiro dia de lado. Portanto, desconcentra-se, desarma-se. É quando tudo aquilo que pode dar errado efetivamente dá errado.
Concluindo, o nervosismo, a ansiedade, a expectativa, os temores e a dúvida são fatores psicológicos inerentes à carreira de qualquer artista, com os quais o profissional da voz precisa aprender a conviver harmoniosamente, para que possa até mesmo utilizar esses elementos como propulsores na construção de sua carreira.
Seja humilde. Assuma suas dificuldades e limites. Ninguém aprende se não souber assumir suas deficiências e mostrar-se empenhado em superá-las. Não se esqueça de sua fitas depois de terminada a aula. Todos os dias, até seu próximo encontro, ouça e tente compreender o que foi dito e realizado no estúdio, praticando sozinho(a), à medida que você for conseguindo fazer os exercícios vocalizados e cantar as músicas do repertório escolhido. Quando conseguir mecanizar o Método e sua filosofia, o passo seguinte é tentar se superar, melhorando cada vez mais, aperfeiçoando cada detalhe das músicas, ou seja, personalizando-as.
Sempre que for possível, assista a alguns minutos da aula de outro aluno, seja ele adiantado ou iniciante, para que você possa observar as dificuldades dele e comparar com as suas dificuldades e limitações. Troque idéias com seus colegas. Não tenha receio de dirimir quaisquer dúvidas que surjam, sejam elas relativas à técnica de emissão vocal, respiração, postura ou qualquer outra.
Enfim, o jogo tem que ser aberto e franco, sem rodeios e charlatanice. Nesse jogo entre orientador e aluno, a recompensa do primeiro é o sucesso do segundo.
Em vista disso, se o aluno possuir as condições básicas para ser cantor, orador ou ator, tenho certeza de que o Método poderá fazer muito para que ele triunfe. Mas não se esqueça: o sucesso depende de uma distribuição proporcional de esforços entre o orientador e o aluno.
Repito:
- VOZ É DOM;
CANTO É ARTE E TALENTO;
IMPOSTAÇÃO É TÉCNICA, CIÊNCIA PURA!!!
Importante também ressaltar que, com raras exceções, o aluno que ouve sua voz pela primeira vez fica decepcionado. Por quê? Porque quando cantamos junto com outro cantor ou cantora, ouvimos suas vozes com nosso ouvido externo. Essas vozes chegam a nossos ouvidos mescladas com nosso próprio som. Porém, dos dois sons que ouvimos, o que fica em evidência é sempre o som principal (do cantor ou da cantora). Isso acaba por dar ao aluno a falsa impressão de que "sua voz é igualzinha" à de quem está cantando. O desastre pode ocorrer quando o aluno grava sua voz sem a "voz guia do cantor" que está acostumado a ouvir e com quem sempre canta junto. A decepção é tão grande que, mesmo estando o orientador diante de um aluno com uma voz maravilhosa e utilizando-se dos argumentos mais coerentes, fica impossível convencer esse aluno de que ele possui um som maravilhoso, de que esse som, por vezes, para um ouvido treinado como o do preparador, possui mais qualidades que o do cantor(a) principal. Para que isso não aconteça, o aluno precisa, inicialmente, conhecer seu próprio som. Primeiro, com seu ouvido interno, agilizando esse som em escalas e exercícios cantados. Esquecendo-se um pouco de seus cantores prediletos e das músicas que está habituado a cantar. Quando se conscientizar de seu potencial e passar a gostar de ouvir seu próprio som com seu ouvido externo (retorno), aí sim, poderá até cantar com seus ídolos cantores.
Para os talentosos alunos que se sensibilizaram com os conselhos acima, não foi difícil alcançar resultados de altíssima qualidade, chegando muitos deles até mesmo a superarem os notórios cantores(as) de que eram fãs.
Em uma consideração final, sugiro ao aluno, seja iniciante ou profissional, que, enquanto as informações que lhe forem prestadas não estiverem completamente entendidas, assimiladas, colocadas em prática e mecanizadas, abstenha-se de comentar ou discutir com outros professores ou alunos a respeito do Método aqui aprendido, pois, dada a distância que o separa dos métodos convencionais, correr-se-ia o risco de uma má interpretação, prejudicando uma boa divulgação do mesmo. Portanto, seja cauteloso ao falar com outras pessoas. De preferência, para aqueles que se mostrem interessados no Método, dê-lhes o número de meu telefone e indique-lhes meu site na Internet. Assim, eles terão oportunidade de ouvir tudo que lhes interessar acerca do Método, de sua filosofia e dos resultados que esse trabalho tem alcançado.
Enfatizo:
... se você for um ser que possua alguma aptidão para essa difícil, divina e gratificante arte, vale a pena tentar!!!
Só os escolhidos são dotados desse maravilhoso e mágico Dom!
http://www.artes.com/studiohiltonprado/hilmain6.htm
Técnicas para melhorar seu desempenho vocal
Karla Fioravante, dos Cantores de Deus, ensina a cantar bem
Quando falamos de música estética, significa que podemos observar tecnicamente o belo, analisando a produção sonora como afinada, com respiração correta, com apoio (diafragma), fluindo livremente, na textura correta, sem forçar e sem deixar transparecer qualquer dificuldade com tonalidades em graves ou agudos.
Quando cantamos, nossos olhos, nosso corpo, nossa face, correspondem a tudo o que a música representa em nós. Quando cantamos para o Deus da vida – e procuramos através das canções levar pessoas para Ele –, devemos preparar verdadeiramente nossa expressão para isso.
Falando em técnicas de voz, deixo aqui alguns exercícios para que você possa fazer antes de qualquer apresentação ou na sua comunidade quando for cantar nas celebrações ou nos grupos de oração ou em qualquer outra ocasião.
Antes de qualquer exercício, tente relaxar seu corpo, boceje mesmo sem vontade, relaxe seus ombros, solte seus pulmões (inspirando e expirando), percebendo como está seu corpo, quando se sentir à vontade faça os exercícios com atenção.
O cantor sempre deve se preocupar com sua postura. É importante que você não deixe os ombros levantados e à medida que os pulmões se enchem de ar você percebe a compressão do diafragma. Vá com calma, procure sempre a qualidade vocal e isso virá com o tempo, não force sua voz em nenhum exercício.
Respiração: Inspire tranqüilamente e, em seguida emita um 'SSSSSSSSSSS' soltando o ar vagarosamente, economizando-o. Procure fazer o mais lentamente possível. Faça o mesmo com 'ZZZZZZZZZZ', 'FFFFFFFFFFF', 'CHHHHHHHHHH' três vezes cada um.
Esse exercício também pode ser feito em staccato[1], legato[2]. Ao iniciar exercícios de respiração observe que a inspiração deve ser feita pelo nariz, com as narinas dilatadas e a garganta bem aberta. A expiração deve ser feita pela boca.
Ressonância: Com nossa boca fechada e sem apertar os lábios, imagine um bocejo reprimido. Inspire lentamente, prenda a respiração por três segundos e com a boca fechada solte 'MMMMMMMMM' em tom grave e vá subindo a altura. Comece com um volume baixo e vá aumentando. Emita esse som com a ponta da língua levemente apoiada por detrás dos dentes superiores e de boca fechada, sem apertar os lábios nem os dentes. Faça este 'MMMMMMMMM' bem nasalado durante cinco segundos abrindo a boca. Transforme-o em 'AAAAAAAA'. O 'MMMMMMMMM' ficará nasalado enquanto o 'AAAAAAAA' oralisado. Faça isso umas dez vezes.
Há também exercícios de percepção musical auditiva, vocalises, dicção, projeção, extensão, flexibilidade, entre outros. Para um bom desempenho é interessante que você faça aulas de canto e técnica vocal. Cantar é uma arte e você é um instrumento. Portanto, procure manter seu "instrumento" afinado antes de usá-lo.
E lembre-se de que a hidratação das suas pregas vocais é de suma importância para a saúde da sua voz, por isso, nunca deixe de tomar muita água.
Karla Fioravante
Cantora, Musicoterapeuta e Psicanalista
www.karlafioravante.com
http://www.cancaonova.com/cnova/ministerio/temp/inf_txt.php?id=522
Dicas Para Cuidar da Voz
Kelen Franco
- Nunca fique exposto(a) ao vento, sol excessivo ou tome bebidas geladas e sorvetes no dia em que você for se apresentar;
- Pegar sol com moderação é fundamental para quem trabalha com a voz: ele protege de algumas alergias respiratórias;
- Faça um aquecimento vocal 20 minutos antes de cantar;
- Depois da apresentação, sua garganta estará aquecida. Cuidado, então, com correntes de ar, ar condicionado, ventiladores e friagem;
- Se você se apresentar em ambiente com ar condicionado, poeira ou fumaça de cigarro, beba muita água, em temperatura ambiente, durante a função;
- Para uma voz firme a afinada, é necessário dormir pelo menos 8 horas por noite;
- Se você é daqueles(as) que falam aos berros, mude de estilo. O uso inadequado da voz pode trazer problemas sérios como, por exemplo, nódulos nas cordas vocais;
- Rouquidão freqüente é um péssimo sinal. Pode significar, entre outras coisas, esforço excessivo das cordas vocais. Procure um médico;
- Nunca tome própolis pura ou misturada com água. Se você quiser ingerir este alimento, dilua algumas gotas em uma colher generosa de mel. E cuidado com sprays "milagrosos" que são jogados diretamente na garganta;
- Comer maçã com casca é excelente para limpar a garganta;
- A respiração é fundamental para quem usa a voz. Imagine que você é um violino e suas cordas vocais são as cordas desse violino. O ar que você respira será o arco usado pelo violino para tirar os sons das cordas. Em outras palavras: sem ar, não há som;
- Exercite-se regularmente, fazendo exercícios aeróbicos (que trabalham a respiração) como, por exemplo: caminhada, ciclismo, dança e natação; Movimentamos vários músculos para cantar e falar. Por essa razão, prefira sempre os exercícios aeróbicos moderados seguidos de um bom alongamento. Exercícios pesados tornam a musculatura do corpo muito tensa e acabam comprometendo a performance
- Quando estamos nervosos ou tensos, nossa respiração fica alterada e, conseqüentemente, a voz. Para que isso não aconteça, faça muito relaxamento e trabalhe o auto-controle emocional;
- Um(a) profissional da voz não utiliza apenas os aparelhos fonador e respiratório para cantar ou falar. Uma boa interpretação necessita de técnica, entendimento e expressão corporal;
- Nada melhor do que uma boa técnica vocal para tirar partido do talento que Deus lhe deu. O limite de um profissional com talento e sem técnica é muito pequeno. Estude muito a fim de desenvolver ao máximo o seu instrumento e, principalmente, conhecer a sua extensão vocal. Faça o melhor para Deus, afina, Ele merece... e muuuuito!!!!
- Visite um otorrinolaringologista regularmente a fim de prevenir futuros problemas com a voz. O seu instrumento não pode ser trocado, vendido ou comprado como um teclado ou um violão. Ele é único, e lembre-se: se você tratar a sua garganta com carinho, ela poderá lhe dar grandes alegrias.
- Os agudos sempre saem melhores numa apresentação do que os graves, pois há uma preocupação maior com as notas agudas.
- Porém, a preocupação tem que ser igual para todas as notas.
- Dormir bem é ótimo remédio para a voz. Alguns necessitam de quantidade.
- Mas, o que importa é a qualidade do sono sem interrupções.
- Toda pessoa que não estuda, estagnada está.
- Você tem que fazer todos os exercícios de canto que existem, mas deve saber aplicá-los nas músicas que canta freqüentemente.
- Estude os exercícios que você tem mais dificuldade do que os que já domina.
- Descubra sempre coisas novas dentro da mesma música.
- O trabalho em grupo rende mais porque tem sempre alguém que pode te ajudar e você sempre pode ajudar alguém. Por isso, peça ajuda.
- Tente colocar e tirar os vibratos na música. Não seja escravo dele.
- Toda nota que você der pode vir a seu favor ou contra. Toda nota é especial: nota de passagem, grava ou aguda. Toda nota é música! Por isso, valorize todas elas de maneiras diferentes.
- Ter criatividade, controle e equilíbrio é saber dar uma nota aguda e suave ou “mandar ver” se for necessário.
Fonte: http://www.kelenfranco.com.br/
http://www.musicaeadoracao.com.br/tecnicos/tecnica_vocal/dicas_voz.htm
CANTO E IMPOSTAÇÃO DA VOZ
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Para
cantar bem, é necessário desenvolver uma técnica
para a voz. Se você pretende se profissionalizar, deverá
fazer aulas de canto regularmente e durante todo o tempo em que exercer
essa atividade. Enquanto está sendo trabalhada, a voz segue
em constante desenvolvimento. Com o tempo, a voz se aprimora, adquire
cor, extensão, afinação, projeção,
agilidade, volume, beleza e veludo.
A impostação ocorre quando, através de um posicionamento
correto do aparelho fonador, respiração controlada e
relaxamento corporal, a voz chega aos ressoadores (crânio) e
é emitida sem nenhum esforço - fazendo-se assim fácil,
bonita e agradável. Para alcançar este objetivo, é
necessário que o aluno de tenha persistência nos exercícios
de vocalise e respiratórios, que devem ser feitos diariamente.
É um processo lento, mas que, quando bem executado, traz excelentes resultados.
Ao cuidar da sua voz e ao aperfeiçoá-la, você
também estará aprimorando maneira de ser, pois
a voz representa e reflete nosso interior.
O
Estudo do
Canto
Todos
estão de acordo que o canto deve ser aprendido,
bem e durante muito tempo. Algumas pessoas pensam que se pode cantar
cada vez melhor somente se seguir cantando. Que a técnica
vocal não é necessária. Pensam que se cantar
muito irão ficar cada vez melhores. Que o canto
por si só já é capaz de se desenvolver. Isto
é falso. Outros acham que para cantar não é necessário
saber se quer se existe diafragma. Isto está totalmente em
desacordo com os estudos sobre impostação vocal e os
profissionais desta área.
As
pessoas que se dedicam a estudar seriamente canto,
sofrem várias e notáveis transformações
tanto na voz como física e espiritualmente.
Logo, o canto, além de saudável, profilático,
belo e sublime, é moralizador.
O
ouvir boa música, procurar captar suas nuances, proporciona
desenvolvimento do ouvido, afinação, sentido rítmico
e melódico.
A necessidade de praticar uma respiração correta e fisiologica, proporciona um aumento da caixa toráxica, a capacidade vital pulmonar, promove uma oxigenação sanguínea e beneficia a saúde corporal total, protege de enfermidades pulmonares e nervosas. Os movimentos respiratórios se tornam amplos, controlados e profundos. Os exercícios vocais e respiratórios devem ser feitos com moderação e progressivamente.
"Todos deveriam convencer-se de que vale
muito cuidar do progresso vocal, fator importante de progresso em
múltiplos aspectos, incluindo o relacionamento com as pessoas,
com o mundo, com a vida."
Pedro Bloch
Quem
Canta seus Males Espanta
Artigo postado por: Prof. Rita Alonso On 23 de abril de 2008 (19:05) na categoria Motivação Viena, 31 de Março de 2008 - Cantar não é apenas uma das formas de expressão mais antigas do ser humano, mas também pode curar muitos males, garantem cada vez mais médicos, que recomendam a prática do canto com regularidade, embora os estudos sobre seus efeitos benéficos do canto sejam recentes. Até pouco tempo, não existiam estudos científicos a respeito do assunto, mas resultados de pesquisas recentes confirmam inclusive que cantar deveria ser receitado pelos médicos, afirma a doutora Gertraud Berka-Schmid, psicoterapeuta e professora da Universidade de Música e Artes de Viena. A especialista critica pais e professores que tentam proibir as crianças de cantar porque não sabem, pois assim as privam de sua capacidade de personificação e o acesso à experiência do som. "Isso faz com que a consciência da personalidade mude, reduzindo seu desenvolvimento, porque poder levantar a voz, ser ouvido, ser reconhecido e aceito é de importância vital para um ser eminentemente comunicativo como o ser humano", afirma Berka-Schmid em declarações à revista de medicina austríaca Medizin Populär. "Cantar é a respiração estruturada", afirma a médica, explicando o efeito fisiológico da respiração abdominal - a mais profunda -, que prevalece quando se canta e que se transforma em massagem para o intestino e em alívio para o coração. Além disso, garante a doutora, essa respiração fornece ar adicional aos alvéolos pulmonares, impulsiona a circulação sanguínea e pode melhorar a concentração e a memória. Na opinião da especialista, cantar é um ótimo remédio para os males específicos do nosso tempo, porque equilibra o sistema neurovegetativo e reforça a atividade dos nervos parassimpáticos, responsáveis pelo relaxamento do corpo. Cantar gera harmonia psíquica e reforça o sistema imunológico, importantes frente a problemas tão freqüentes hoje, como transtornos do sono, doenças circulatórias e a síndrome de burnout - a exaustão emocional. As conseqüências de um estímulo nervoso excessivo são típicas dos tempos atuais, afirma a especialista: as pessoas não agüentam os próprios impulsos, se isolam, se bloqueiam e paralisam ou acumulam agressividade. Por meio da voz, o ser humano é capaz de expressar seus sentimentos de tal maneira que pode se desfazer de uma série de más sensações. Em algumas ocasiões, isso não é possível apenas falando normalmente e, por isso, o canto desempenha um papel essencial. Lembrando o ditado "quem canta, seus males espanta", não há diferenças em cantar sozinho, em dupla, em coro ou no banheiro, assim como não importa se a pessoa desafine, garante Berka-Schmid. O corpo é o instrumento de que dispomos para nos comunicar e jogar fora a ira acumulada. A respiração varia de acordo com as emoções, pois quem está agitado, por exemplo, tende a respirar de forma diferente de quem está triste. (Gazeta Mercantil - EFE)
http://www.cantarte.com.br/canto.htm
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EXERCÍCIOS PARA IMPOSTAÇÃO DA VOZ
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Vocalises
são pequenas linhas melódicas utilizadas para colocação
e impostação da voz . Essas pequenas melodias, cantadas
com continuidade e frequência, vão colocando o som e fixando-o
no local correto.
Os vocalises devem ser
feitos diariamente, de preferência pela manhã. Para iniciar,
aconselhamos 10 minutos de respiração e técnica
vocal pela manhã para a colocação da voz falada
e meia hora no fim do dia, todos os dias.
Como aquecimento, por ocasião de apresentações,
deve-se cantar a música da apresentação várias
vezes, vocalizando-a com RRRRRR, MMMMM, UUUU e com a letra. Cantá-la
dois ou três tons acima também
funciona como vocalise, e vai abrindo a ressonância superior.
É importante, ainda, prestar atenção à
força da voz -todo cuidado é pouco. O aquecimento
da voz, deve ser individual, sem força e com suavidade. Pedimos
atenção para os aquecimentos feitos em corais ou grupos
vocais, quando se dá mais volume à voz do que
o necessário, terminando por colocá-la no local errado.
Somente profissionais muito bem qualificados saberão trabalhar
com um vozes em conjunto.
Para fazer
exercícios para a voz gratis - clique
aqui
Exercícios
de respiração , técnica vocal e aquecimento vocal.
(Vídeos You Tube)
2- Conscientização e condicionamento do movimento diafragmático, com consoantes.(Ts/Tx/Tz/Fs/Bx/Bs/Bz)
4-Vocalises para impostação da voz (como fazer)
9-Staccato
Ex. 7 - Com pequenos
golpes de diafragma, emitir as consoantes com a vogal U. 10 vezes cada
conjunto de letras. Este exercícios tira o som da garganta, coloca
naturalmente o som para o alto. Alivia rouquidão, afonias e corrige
a má colocação da voz.
Condiciona o diafragma a trabalhar sozinho.Ajustado com a fala.
Emitir - BU,DU,FU,GU,JU,LU,MU,NU,NHU,PU,RU,SU,TU,VU,XU,ZU, com pequenos golpes do diafragma.
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Exercícios
de Respiração
A base da impostação
é uma respiração baixa e relaxada. Passamos a seguir
os exercícios que o aluno deverá fazer diariamente até
que o corpo se acostume com essa movimentação.
Lembramos que a respiração
baixa deverá fazer parte da vida da pessoa. Ou seja, ela deverá
acontecer também na fala, e não somente na hora que for
cantar.
Quando a coluna de ar estiver fazendo
som automaticamente na emissão falada, o aluno estará
apto a cantar sem se preocupar com isso. A respiração
já estará automatizada.
Os exercícios que se seguem funcionam
para voz falada e cantada.
1-Exercício para conscientização
da respiração baixa. (assista
ao video)
Inspirar pelo nariz, abaixando o diafragma.
Não deixar o peito estufar, tendo a sensação de
estar enchendo somente a barriga, pois o movimento é abdominal.
Soltar pela boca, dosando com "F".
2-Exercícios de Dicção
(assista ao video):
Repetir várias vezes com pequenos
golpes de diafragma as seguintes consoantes: (a barriga entra e sai,
a movimentação se dá na altura do umbigo): Ts,Ts,Ts
... Tx,Tx,Tx....Ks, Ks, Ks... Fs... Fx....Bs...Ds...Dz...Bz...
3-Exercício para manter a voz colocada.
(assista ao vídeo
exercícios 3, 4, 5 e 6)
Soprar, enchendo a bochecha de ar e apertando
os lábios, a fim de evitar a saída do ar.(como enchendo
uma bola de borracha) Soltar em "F".
4-Jatinho Curto: Inspirar e soltar o ar
em jatinhos curtos, com pequenos golpes na região do umbigo.
5-Respiração no ritmo do
passo: Enquanto anda ou corre, fazer uma inspiração e
uma expiração para cada passo.
6-Exercício para aumentar a capacidade
do ar.
Respirar profunda e lentamente enchendo
a barriga de ar. Subir o braço na inspiração e
baixa-lo na expiração.
7-O mesmo exercício, sendo que
ao subir os braços, reter ao ar por 20 seg. e quando abaixar,
ficar sem ar por 20 seg. Repetir 10 vezes.
8- Exercício para manter o sopro
costante.
Inspirar pelo nariz em 5 segundos, reter
5 segundos e soltar em "F" em 5 segundos. Repetir 10 vezes
sem interrupção.
9- Soltar S forte e no final do ar emitir
TTT
S_________________________________TTT
S_________________________________KKK
http://www.cantarte.com.br/vocalises.htm
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APRENDENDO A CANTAR
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Quando
alguém resolve aprender a cantar, inicia-se
uma oportunidade de aprendizado e autoconhecimento, pois tudo que somos,
sentimos ou fomos, reflete-se na voz.
Começando
a cantar vamos nos descobrindo, e muita gente,
quando pretende melhorar a voz, visa na realidade, melhorar como pessoa
em seu aspecto mais amplo, integral.
No início, o aluno deve dar atenção especial à
respiração. Sem ela é impossível cantar
bem. Quando a respiração estiver bem treinada e a movimentação
abdominal estiver acontecendo já na fala, pode o aluno começar
a fazer os vocalises e exercícios para impostação
da voz.
Para
começar a cantar corretamente, é
necessário que o aluno tenha persistência nos exercícios
de vocalises e respiratórios, que devem ser feitos diariamente.
É um processo lento, mas quando bem executado, dão excelentes
e agradáveis resultados.
No
início, o estudante que quer aprender a cantar,
deve fazer no máximo 10 minutos de exercícios seguidos.
Estas curtas seções podem se repetir 4 ou 5 vezes ao dia,
mas sempre bem espaçadas. Conforme for se adiantando, o estudante
pode chegar a 1/2 hora por dia, que é o recomendável.
A
Impostação da voz efetuada corretamente, com exercícios
corretos de técnica vocal, não
causam fadiga vocal. Pelo contrário, os músculos vocais
se desenvolvem e fortalecem com a prática diária de vocalises.
Se o trabalho vocal acarreta fadiga ou disfonia, indica que está
sendo mau realizado ou que está sendo excessivo.
Para
aprender a cantar, o aluno deverá fazer diariamente
pratica respiratóra, relaxamento e vocalises.
Vocalises
são linhas melódicas que vão mudando de tom - ascendente
e descendente. O aluno vai acompanhando a melodia e emitindo as notas
com a voz. Com a prática e a continuação desses
exercícios vocais, esses sons vão se firmando nas ressonâncias,
cada som em um lugar do crânio. No começo o som é
fraco, mas com a continuidade se torna firme e vai ganhando
espaço e volume.
É
importante não utilizar força, o som deve ir crescendo
e se projetando naturalmente com a prática.
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APARELHO FONADOR
Nosso
corpo é um instrumento de sopro. O funcionamento desse intrumento
se faz com o diafragma, que enviando uma coluna de ar e atritando
as cordas vocais, produz som. Este som sobe e ressoa no crânio.
O conjunto diafragma - traquéia - cordas vocais - boca -
cabeça é que faz esse instrumento de sopro funcionar
corretamente. Quando alguma dessas partes não é bem
utilizada, temos uma voz defeituosa.
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RESPIRAÇÃ0/ DIAFRAGMA
Para
cantar e falar, utilizamos a respiração da parte baixa
de nosso torax.
O
ar entra somente na região do abdomen.
Para
produzirmos uma coluna de ar constante e uma boa fonação,
basta respirarmos utilizando o movimento abdominal. Quando o ar
entra nosso abdomen sai, quando o ar sai nosso abdomen entra. Como
um fole.
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Para
o canto lírico, a respiração é mais profunda,
alargando as costelas inferiores.
O
movimento continua sendo baixo, só que com maior expansão
das costelas flutuantes.
É
importante saber que para uma respiração correta, não
se utiliza a parte superior do corpo. Não se inspira para cima.
É como se o ar entrasse somente na parte de baixo dos pulmões.
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RESSONÂNCIA
Nosso
crânio foi feito para amplificar um som. Toda nossa cabeça
tem espaços vazios e perfurações que fazem
com que o som se amplifique, se embeleze e ganhe volume. O som produzido
pela garganta é feio e gutural. Somente quando a voz está
impostada (emitida corretamente) e colocada no lugar certo, é
que se torna fácil, agradável e bonita.
O
ar produzido pelo diafragma é para aí conduzido.
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Nossa
caixa de ressonância está localizada em nossa cabeça.
É a responsável pela sonorização de uma
voz bem colocada. Quando o som aí se coloca, cantar se torna
prazeiroso e sem esforço. A técnica vocal constante
e correta, é a única que pode fazer este sistema de
impostação vocal.
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CORDA VOCAL
Músculos
responsáveis pela fonação. Eles funcionam com
a pressão do ar impulsionado pelo diafragma.
São
músculos frágeis que com a emissão errada podem
ser seriamente danificados. A força e a má colocação
da voz podem causar: edemas, pólipos, calos, nódulos
e fendas. A fadiga vocal é um sinal claro de que a voz está
sendo mal utilizada. Corda
vocal (assista ao video) é um músculo que merece
cuidado.
(clique
na corda vocal ao lado para ver o movimento)
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http://www.cantarte.com.br/cantar.htm
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