segunda-feira, 14 de novembro de 2011

A fonoaudióloga Valéria Leal informa sobre os cuidados que devemos ter com a voz durante a folia


 


PDF Imprimir E-mail
19-Fev-2010
A alegria do Carnaval é contagiante, seja na pipoca, nas arquibancadas, nos camarotes ou dentro dos blocos. Porém, devemos tomar cuidados com a voz para não sofrermos com graves doenças, que podem surgir durante o período festivo. 

Para esclarecer sobre como manter a voz saudável na folia, o Vida Boa entrevistou a fonoaudióloga Valéria Leal. Valéria é especialista em voz pelo Conselho Federal de Fonoaudióloga, Sócia-Fundadora e presidente da Associação Profissional dos Fonoaudiólogos do Estado da Bahia - APROFEB e preparadora vocal de Margareth Menezes, Daniela Mercury, Carlinhos Brow, entre outros artistas.
Mais Bahia- Como manter uma voz saudável no período do Carnaval?
Valéria Leal - Deve-se evitar excessos. Os problemas vocais são multifatoriais e estão relacionados com qualidade do sono, hidratação, alimentação adequada, uso correto da voz e a predisposição a infecções das vias aéreas.
MB- Que alimentos devemos comer para não prejudicar a voz?
VL- Para quem tem refluxo gastroesofágico que é o retorno do conteúdo gástrico para o esôfago, atingindo as pregas vocais, deve-se evitar alimentos gordurosos, condimentados, excesso de café e bebida alcoólica. Os indivíduos alérgicos podem utilizar o leite de soja e evitar chocolate em excesso. Utilizar uma dieta balanceada e em pequenas quantidades, fracionadas ao longo do dia, pode ajudar na saúde geral e vocal.
MB- O que acontece com as cordas vocais após ter-se tomado bebidas alcoólicas e ter-se fumado?
VL - A maioria das bebidas alcoólicas, principalmente as destiladas como vodka, whisky e conhaque prejudicam severamente a voz. O consumo de álcool causa desidratação. A ingestão em excesso causa edema nas pregas vocais e pouca resistência vocal. A voz fica muito grave e rouca, perdendo o brilho e a extensão. A articulação fica imprecisa com pouca agilidade. Fazer uso delas no intuito de "cantar melhor" não passa de uma lenda.  Já o fumo é o inimigo número 1 da voz. Na “melhor” das hipóteses causa enfisema pulmonar e edema de Reinke, quando não causa câncer de boca, laringe ou pulmão. Péssima escolha.
MB - Quais problemas vocais podem surgir durante e após a folia?
VL – Para o folião exposto a todos os tipos de excessos, bebida alcoólica, uso de entorpecentes, abuso vocal, tabagismo, alimentação incorreta, chuva, poeira, desgaste físico o resultado final geralmente é rouquidão, afonia e alguma doença oportunista como as infecções respiratórias. Se a rouquidão durar uma semana deve-se procurar um médico otorrinolaringologista.
MB- Qual dica caseira ajuda a combater a rouquidão?
VL- A rouquidão é apenas um sintoma e não uma doença. Pode ser ocasionada apenas por fadiga vocal, a presença de alguma lesão nas cordas vocais, ou secundária a infecções respiratórias. A dica para combater a rouquidão é o equilíbrio no uso da voz. O carnaval é uma grande maratona. Manter-se hidratado, repousar o corpo e a voz depois da folia, alimentar-se adequadamente são dicas simples mas importantes. Deve-se lavar as narinas com soro fisiológico antes de dormir, gargarejar com água morna, uma pitada de sal e uma colher de café de mel puro.
MB- Como é realizada a preparação vocal dos cantores de trio?
VL- São realizados exercícios para resistência vocal, projeção e suporte. Fazemos aquecimento vocal e desaquecimento com nebulização com soro fisiológico para hidratar diretamente as cordas vocais. Eles utilizam carboidrato de ingestão rápida para que possam se alimentar e hidratar durante o longo percurso. Realizam também pequenos intervalos de 3 a 5 minutos para recuperar a qualidade da voz. Monitoramos a qualidade da voz do cantor durante todo o  percurso e caso apresente qualquer sinal de fadiga vocal interferimos com exercícios e manobras específicas para correção.
MB- Que receita mágica você utiliza caso um artista perca a voz em pleno Carnaval?
VL- Trabalhamos com prevenção, precaução e monitoramento sistemático. Com esse suporte é muito difícil um artista perder a voz em pleno carnaval.Assim que qualquer alteração aconteça corrigimos logo no início. Os cantores também estão sujeitos a gripe, resfriado, sinusite, rinite, amigdalite, otite como outra pessoa qualquer. Em virtude disso, temos sempre a Dra. Natasha Braga (otorrinolaringologista) monitorando a saúde geral deles.
MB- Como recuperar a voz depois da festa?
VL- Des-can-sar corpo e voz. Dormir em quarto escuro, ventilado e silencioso.E avaliar os possíveis estragos feitos durante o período com uma avaliação auditiva e vocal com o otorrinolaringologista. É preciso lembrar que cerca de 70% dos trabalhadores ativos utilizam a voz como instrumento de trabalho.  Para os profissionais da voz todo cuidado redobrado.

Onde encontrar:
Valéria Leal - www.valerialeal.com

Fonte: Mais Bahia
Atualizado em ( 19-Fev-2010 )   
  http://crfa7.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=466&Itemid=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário