segunda-feira, 14 de novembro de 2011

APRENDENDO A CANTAR


 

 
Quando alguém resolve aprender a cantar, inicia-se uma oportunidade de aprendizado e autoconhecimento, pois tudo que somos, sentimos ou fomos, reflete-se na voz.
Começando a cantar vamos nos descobrindo, e muita gente, quando pretende melhorar a voz, visa na realidade, melhorar como pessoa em seu aspecto mais amplo, integral.
No início, o aluno deve dar atenção especial à respiração. Sem ela é impossível cantar bem. Quando a respiração estiver bem treinada e a movimentação abdominal estiver acontecendo já na fala, pode o aluno começar a fazer os vocalises e exercícios para impostação da voz.
Para começar a cantar corretamente, é necessário que o aluno tenha persistência nos exercícios de vocalises e respiratórios, que devem ser feitos diariamente. É um processo lento, mas quando bem executado, dão excelentes e agradáveis resultados.
No início, o estudante que quer aprender a cantar, deve fazer no máximo 10 minutos de exercícios seguidos. Estas curtas seções podem se repetir 4 ou 5 vezes ao dia, mas sempre bem espaçadas. Conforme for se adiantando, o estudante pode chegar a 1/2 hora por dia, que é o recomendável.
 
A Impostação da voz efetuada corretamente, com exercícios corretos de técnica vocal, não causam fadiga vocal. Pelo contrário, os músculos vocais se desenvolvem e fortalecem com a prática diária de vocalises. Se o trabalho vocal acarreta fadiga ou disfonia, indica que está sendo mau realizado ou que está sendo excessivo.
Para aprender a cantar, o aluno deverá fazer diariamente pratica respiratóra, relaxamento e vocalises.
Vocalises são linhas melódicas que vão mudando de tom - ascendente e descendente. O aluno vai acompanhando a melodia e emitindo as notas com a voz. Com a prática e a continuação desses exercícios vocais, esses sons vão se firmando nas ressonâncias, cada som em um lugar do crânio. No começo o som é fraco, mas com a continuidade se torna firme e vai ganhando espaço e volume.
É importante não utilizar força, o som deve ir crescendo e se projetando naturalmente com a prática.
voz
APARELHO FONADOR
Nosso corpo é um instrumento de sopro. O funcionamento desse intrumento se faz com o diafragma, que enviando uma coluna de ar e atritando as cordas vocais, produz som. Este som sobe e ressoa no crânio. O conjunto diafragma - traquéia - cordas vocais - boca - cabeça é que faz esse instrumento de sopro funcionar corretamente. Quando alguma dessas partes não é bem utilizada, temos uma voz defeituosa.


RESPIRAÇÃ0/ DIAFRAGMA
Para cantar e falar, utilizamos a respiração da parte baixa de nosso torax.
O ar entra somente na região do abdomen.
Para produzirmos uma coluna de ar constante e uma boa fonação, basta respirarmos utilizando o movimento abdominal. Quando o ar entra nosso abdomen sai, quando o ar sai nosso abdomen entra. Como um fole.

voz
VOZ
Para o canto lírico, a respiração é mais profunda, alargando as costelas inferiores.
O movimento continua sendo baixo, só que com maior expansão das costelas flutuantes.
É importante saber que para uma respiração correta, não se utiliza a parte superior do corpo. Não se inspira para cima. É como se o ar entrasse somente na parte de baixo dos pulmões.



RESSONÂNCIA
Nosso crânio foi feito para amplificar um som. Toda nossa cabeça tem espaços vazios e perfurações que fazem com que o som se amplifique, se embeleze e ganhe volume. O som produzido pela garganta é feio e gutural. Somente quando a voz está impostada (emitida corretamente) e colocada no lugar certo, é que se torna fácil, agradável e bonita.
O ar produzido pelo diafragma é para aí conduzido.

ressonancia
VOZ
Nossa caixa de ressonância está localizada em nossa cabeça. É a responsável pela sonorização de uma voz bem colocada. Quando o som aí se coloca, cantar se torna prazeiroso e sem esforço. A técnica vocal constante e correta, é a única que pode fazer este sistema de impostação vocal.
CORDA VOCAL
Músculos responsáveis pela fonação. Eles funcionam com a pressão do ar impulsionado pelo diafragma.
São músculos frágeis que com a emissão errada podem ser seriamente danificados. A força e a má colocação da voz podem causar: edemas, pólipos, calos, nódulos e fendas. A fadiga vocal é um sinal claro de que a voz está sendo mal utilizada. Corda vocal (assista ao video) é um músculo que merece cuidado.
(clique na corda vocal ao lado para ver o movimento)
CORDA VOCALcorda vocal
http://www.cantarte.com.br/cantar.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário