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Quando
alguém resolve aprender a cantar, inicia-se
uma oportunidade de aprendizado e autoconhecimento, pois tudo que somos,
sentimos ou fomos, reflete-se na voz.
Começando
a cantar vamos nos descobrindo, e muita gente,
quando pretende melhorar a voz, visa na realidade, melhorar como pessoa
em seu aspecto mais amplo, integral.
No início, o aluno deve dar atenção especial à
respiração. Sem ela é impossível cantar
bem. Quando a respiração estiver bem treinada e a movimentação
abdominal estiver acontecendo já na fala, pode o aluno começar
a fazer os vocalises e exercícios para impostação
da voz.
Para
começar a cantar corretamente, é
necessário que o aluno tenha persistência nos exercícios
de vocalises e respiratórios, que devem ser feitos diariamente.
É um processo lento, mas quando bem executado, dão excelentes
e agradáveis resultados.
No
início, o estudante que quer aprender a cantar,
deve fazer no máximo 10 minutos de exercícios seguidos.
Estas curtas seções podem se repetir 4 ou 5 vezes ao dia,
mas sempre bem espaçadas. Conforme for se adiantando, o estudante
pode chegar a 1/2 hora por dia, que é o recomendável.
A
Impostação da voz efetuada corretamente, com exercícios
corretos de técnica vocal, não
causam fadiga vocal. Pelo contrário, os músculos vocais
se desenvolvem e fortalecem com a prática diária de vocalises.
Se o trabalho vocal acarreta fadiga ou disfonia, indica que está
sendo mau realizado ou que está sendo excessivo.
Para
aprender a cantar, o aluno deverá fazer diariamente
pratica respiratóra, relaxamento e vocalises.
Vocalises
são linhas melódicas que vão mudando de tom - ascendente
e descendente. O aluno vai acompanhando a melodia e emitindo as notas
com a voz. Com a prática e a continuação desses
exercícios vocais, esses sons vão se firmando nas ressonâncias,
cada som em um lugar do crânio. No começo o som é
fraco, mas com a continuidade se torna firme e vai ganhando
espaço e volume.
É
importante não utilizar força, o som deve ir crescendo
e se projetando naturalmente com a prática.
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APARELHO FONADOR
Nosso
corpo é um instrumento de sopro. O funcionamento desse intrumento
se faz com o diafragma, que enviando uma coluna de ar e atritando
as cordas vocais, produz som. Este som sobe e ressoa no crânio.
O conjunto diafragma - traquéia - cordas vocais - boca -
cabeça é que faz esse instrumento de sopro funcionar
corretamente. Quando alguma dessas partes não é bem
utilizada, temos uma voz defeituosa.
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RESPIRAÇÃ0/ DIAFRAGMA
Para
cantar e falar, utilizamos a respiração da parte baixa
de nosso torax.
O
ar entra somente na região do abdomen.
Para
produzirmos uma coluna de ar constante e uma boa fonação,
basta respirarmos utilizando o movimento abdominal. Quando o ar
entra nosso abdomen sai, quando o ar sai nosso abdomen entra. Como
um fole.
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Para
o canto lírico, a respiração é mais profunda,
alargando as costelas inferiores.
O
movimento continua sendo baixo, só que com maior expansão
das costelas flutuantes.
É
importante saber que para uma respiração correta, não
se utiliza a parte superior do corpo. Não se inspira para cima.
É como se o ar entrasse somente na parte de baixo dos pulmões.
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RESSONÂNCIA
Nosso
crânio foi feito para amplificar um som. Toda nossa cabeça
tem espaços vazios e perfurações que fazem
com que o som se amplifique, se embeleze e ganhe volume. O som produzido
pela garganta é feio e gutural. Somente quando a voz está
impostada (emitida corretamente) e colocada no lugar certo, é
que se torna fácil, agradável e bonita.
O
ar produzido pelo diafragma é para aí conduzido.
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Nossa
caixa de ressonância está localizada em nossa cabeça.
É a responsável pela sonorização de uma
voz bem colocada. Quando o som aí se coloca, cantar se torna
prazeiroso e sem esforço. A técnica vocal constante
e correta, é a única que pode fazer este sistema de
impostação vocal.
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CORDA VOCAL
Músculos
responsáveis pela fonação. Eles funcionam com
a pressão do ar impulsionado pelo diafragma.
São
músculos frágeis que com a emissão errada podem
ser seriamente danificados. A força e a má colocação
da voz podem causar: edemas, pólipos, calos, nódulos
e fendas. A fadiga vocal é um sinal claro de que a voz está
sendo mal utilizada. Corda
vocal (assista ao video) é um músculo que merece
cuidado.
(clique
na corda vocal ao lado para ver o movimento)
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http://www.cantarte.com.br/cantar.htm
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