segunda-feira, 14 de novembro de 2011

TÉCNICA VOCAL







 
Técnica Vocal é o sistema de impostação da voz. Através de exercícios de vocalises e respiratórios regulares, conduzimos o som para ressonâncias do crânio. Com o tempo, a impostação da voz ocorrerá de maneira natural e precisa. Ao emitirmos um som, a voz já estará no lugar correto,sem que precisemos pensar nisto.
Para se fazer um bom trabalho de técnica vocal, precisamos praticar sempre
Respiração e Relaxamento
A respiração deverá ser: Baixa, abdominal ou diafragmática. Na respiração baixa, temos a sensação de encher a barriga de ar, sem que os pulmões se movam, é apenas um estendimento da musculatura abdominal. Por isso dizemos respiração abdominal. O ar, enche os pulmões, mas o controle é através da distensão abdominal ( veja as ilustrações)
Relaxamento
Os principais pontos de tensão de um cantor são: a musculatura das costas, claviculares, garganta e face. Todo o resto é muito variável, de acordo com as características das pessoas. Mas para se ter uma boa voz, é necessário atender a essas duas importantes condições. Na técnica vocal bem realizada, a pressão do ar conduz o som aos ressoadores. O sistema de ressonância tem pois uma importância excepcional sobre a voz, primeiro porque é voluntário e segundo porque influe modificando para bem ou para mal a vibração laríngea.
Através da técnica vocal em conjunto com os vocalizes, a voz é direcionada para as ressonâncias cranianas, melhorando sua qualidade , extensão e emissão.O cantor deverá dirigir o som em direção a parte anterior de seu palato, atrás dos incisivos superiores.
A técnica vocal, não deve ser interrompida nunca. Sempre há na impostação da voz e no canto , algo que aprender, que buscar, que aperfeiçoar. Se quer cantar bem e durante muitos anos,o cantor deverá estudar bem e durante muito tempo Tanto a voz cantada como a voz falada requer trabalho e uma correta impostação da voz.
A voz colocada no lugar certo, é agradável, não cansa e é capaz de trabalho por longo período.
CANTOR COM MICROFONE
Problemas da voz:
Disfonia - são as alteraçoes da voz. Existem vários tipos de disfonias mas vamos observar apenas uma: As disfonias por abusos ou mau uso voz.
É frequente quando causada por exercícios forçados de canto. Normalmente é devida ao uso excessivo da voz e se recupera com descanso. Outras vezes, o cansaço vocal é puramente de origem psíquica

É comum profissionais da voz assim como professores, atendentes de telemarketing, telefonistas e palestrantes apresentarem disfonias vocais.
A rouquidão é o primeiro sinal de que se está utilizando a voz de uma maneira errada. Não existe voz rouca. A rouquidão deve ser pesquisada e tratada. Sua persistência é indício de que, se já não houver um problema, futuramente poderá haver.
As cordas vocais, músculos sensíveis, quando muito exigidas, com uma carga excessiva de esforço ou trabalhando sem um apoio de ar, podem ficar sériamente danificadas causando: rouquidão,calos,nódulos, pólipos ou fendas.
Com a técnica vocal correta e bem dirigida, pode-se reverter casos de nódulos e fendas. Já, casos de calos ou pólipos, às vezes é indicada a cirurgia. ( Assita o vídeo de uma corda vocal em fonação), ( Corda Vocal


http://www.cantarte.com.br/tecnica_vocal.htm

A VOZ E O CANTO


 

 
 
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A voz é um instrumento vivo.través de exercícios e da prática regular de aulas de canto, você poderá melhorar cada vez mais a qualidade desse instrumento. Cada pessoa tem uma voz única e especial. Para cada voz, uma personalidade diferente. Toda pessoa carrega consigo seu próprio instrumento, inserido em seu corpo, com características fisiológicas e psicológicas singulares. Por isso, tentar aplicar um sistema de canto para todos é impossível - cada voz  requer tratamento individualizado. Cabe ao professor de canto conhecer bem cada aparelho vocal que lhe chega e desenvolver o canto ou fala.
 
Voz
Em relação à voz, é necessário que funcione em solidariedade com todo o organismo.
Iimpostação vocal não é coisa que se faça em série. É pessoal - diferente para cada um. Para cada aparelho fonador, uma técnica vocal própria para ele. É como fazer uma roupa com as medidas corretas para aquela pessoa.
A técnica vocal é única , individual e se adapta a cada voz.
Não é somente a técnica vocal que importa. O que importa, na verdade, ao lado da técnica vocal, é a personalidade vocal, isto é , fazer de cada ser humano uma fonte de expressão sonora própria e não um robô vocal.

Existem hoje diversas técnicas de canto . Muitos são os profissionais e o aluno deverá escolher o que melhor trabalhe sua voz.
Para isso é necessário analisar o profissional:
Deve-se observar sempre que:
A voz não sai nunca cansada ou rouca após fazer exercícios vocais.
A aula deverá ter sempre uma parte respiratória e outra de vocalises.
Não necessariamente se canta na aula. Nem todo profissional da voz é um instrumentista. Isto não é importante. O necessário é que este entenda profundamente sobre a fisiologia da voz e tenha muita experiência.
Muitos alunos querem somente cantar na aula. É importante saber que a técnica vocal coloca a voz em seu devido lugar. A aula deve ser sobre isto. Colocação e impostação da voz.
O repertório deverá ser feito por um músico acompanhador.
Problemas vocais e musicais.
Desafinação
Você tem bom ouvido? É musical?
Quando canta com outras pessoas alguém lhe manda calar?
Já lhe disseram que é desafinado?
Tem bom ouvido para ouvir mas não consegue emitir?
Há pessoas que adoram músicas mas são desafinadas em suas emissões. Modulam pouco a voz,e acabam por desenvolver uma personalidade introvertida.
Isto acarreta constrangimento e tristeza, pois a pessoa se sente excluída dos ambientes alegres e musicais.
Como se sabem deficientes sonoros, acabam se encolhendo, se escondendo e terminam por abandonar as festinhas e acontecimentos musicais.
Existem vários níveis de desafinação. A maioria é corrigível.
A desafinação tem duas causas: ou se ouve errado, ou se emite errado.
No primeiro caso, é necessário afinar o ouvido assim como se afina um instrumento.
Através de exercícios vocais e percepção musical vai se construindo os intervalos musicais.
Semitons, tons,terças etc...
Ou seja, grava-se os intervalos musicais e a afinação se aprimora.
No segundo caso a emissão não está correta, portanto, ao se firmar a voz na ressonância certa a voz vai se firma e afina.
 
Voz de Garganta, voz de peito, voz de cabeça
Nossa voz ressoa em todo nosso corpo. Quando emitimos um som, este antes de se projetar se dirige para o local que habituamos enviar o sopro sonoro.
A voz pode estar:
Gutural - quando a voz está arriada, produzindo um som destimbrado e com dificuldades de emissão. Esse tipo de voz, como não bate nos ressoadores é frequentemente problemática, trazendo alguns danos à prega vocal. Não é uma voz prazerosa de se ouvir. Somente quando o som bate nas cavidades do crânio é que o som fica bonito.
Aconselhamos além dos exercícios respiratórios, vocalises em stacatto e portamentos. Cantar músicas agudas, sem esforço, é também indicado para que a pessoa se acostume a ouvir sua voz com um timbre novo.
Voz de peito - é um recurso utilizado pelas vozes agudas para conseguir dar alguns sons mais graves. Geralmente quem utiliza é quem já sabe cantar e já está com a voz totalmente "colocada". É somente um recurso.
Voz de cabeça - Local adequado para emissão vocal. Essa voz se consegue com muita técnica vocal. O hábito de cantar para cima e sem esforço. O Cantor lírico utiliza sempre esta colocação. Os agudos e super-agudos da voz são todos na cabeça.
Excesso de vibrato -Todo cuidado pouco. Existem tres classificações de vibração da voz. Vibrato, trinado e trêmolo. Caracterizando-se pela largura e variação de sua frequência. Vibratos com ampla amplitude são utilizados em canto operísticos. O excesso de vibrato pode dar à voz uma sensação de voz balançada.
Em canto popular, não se utiliza vibratos e sim brilhos. Opte por esses efeitos para dar colorido e emoção nas frases.
Gostar da própria voz ALUNA DE CANTO
Você já se ouviu cantando?
Você gosta de sua própria voz?
Não reconhece sua voz gravada?
A gravação também coloca o dono da voz em condições muito peculiares, porque ao gravar ou se apresentar, a voz se modifica involuntariamente. É comum a pessoa ao escutar sua voz gravada, não a reconhecer como sua.
Existe pessoas que não gostam da própria voz . Quando cantam se sentem incomodadas, sentem que algo está errado com suas vozes.
Tem uma sensação quando emitem e outra quando ouvem as gravações, ficam confusas.
Também por fim, como os desafinados, terminam por desistir. Seus timbres definitivamente não as agradam. Acham que sua própria voz é feia.
Para todos os casos de falta de amor a sua própria voz, saibam: a voz, com exercícios corretos, sempre melhora. É preciso exercícios diários e muito canto para achar sua melhor colocação e sonoridade.
Medo de público
O medo é uma reação natural para quem se apresenta em público. Quando nos expomos e cantamos para outras pessoas, estamos sujeitos a agradar ou não, e isso está vinculado a nossa aceitação por quem nos ouve.
Enquanto cantamos ou falamos com a emoção de medo aflorada, pequenos musculos do aparelho fonador, tentando auxiliar e nos proteger, se contraem e com isso faz a voz falhar, não encaixar no local correto, desafinar ou quebrar.
Para tudo isso, só há um jeito. Técnica vocal.
Quanto mais técnica para cantar - mais segurança na emissão, mais relaxada a musculatura do aparelho fonador e mais fácil sai o som.
O hábito de se apresentar também vai influenciar na segurança. Quanto mais se expõe mais se fortalece nosso lado emocional.
É fundamental aprendermos a conviver corajosamente com o temor de público, e agir apesar dele. Aprenda a usá-lo como um guia para vencer os desafios das apresentações, e não como desculpa para abandonar tudo e fugir ao menor erro.
A coragem de se expor só aumenta a autoconfiança, e com o tempo a pessoa canta cada vez melhor; já esconder-se, desistir, produz um efeito destrutivo.
Cuidados com a voz
Na realidade, os conselhos sobre higiene geral não são diferentes dos cuidados que se deve ter com o corpo. Uma voz bonita requer um corpo saudável. Tudo o que se fizer pelo corpo, terá efeitos sobre a voz.
Recomendamos ao cantor que evite principalmente o frio com suas mudanças de temperatura.
Todas as manhãs deve-se praticar ginástica respiratória. As inspirações e expirações deverão ser feitas pelo nariz, de maneira ampla, lenta, profunda e abdominal.
•  Ginástica respiratória
  Banhos frios matinais
  Exercícios tais como: caminhada, corrida, bicicleta ou qualquer outro aeróbico.
  Comida – Bom senso. Comer pouco, lentamente e mastigando bem. Existe uma importante relação entre o aparelho vocal e os órgãos digestivos .
  Evitar falar ou cantar em ambiente ruidoso. Não competir com barulhos externos
  Evitar falar ou cantar quando estiver resfriado ou rouco.
Alcóol, e fumo - proibidos. Gelados, quando não estiver utilizando a voz.
Sono – 8 horas é o recomendável para uma voz descansada.
Voz cansada ou rouquidão - repouso vocal absoluto.
As bebidas alcoólicas congestionam a mucosa laríngea e promovem uma diminuição da energia muscular da mesma.
O café provoca taquicardia e poderá colocar o cantor nervoso, pode também interferir no rítmo dos movimentos respiratórios
Repertório de canto - O adequado para seu tipo de voz . Nada pior para o aparelho vocal do que tessituras não adequadas a seu timbre.
Os estudos de canto podem durar muitos anos. A impostação da voz se faz com o tempo, não há mágica vocal. É preciso paciência. Os cantores da época do "bel canto" vocalizavam durante nove anos antes de se apresentarem diante do público. Hoje, apesar da atualização e do aprimoramento da técnica vocal, o aluno, enquanto cantar,  deverá praticar vocalises e técnica vocal diariamente. Não existe voz sem vocalise.
O estudo do canto jamais deve chegar a fatigar a voz. Nunca se exercite ou cante até o esgotamento da garganta. Se isto ocorrer, é porque algo não vai bem. Deve-se logo procurar a causa, pois o cansaço vocal é o primeiro aviso da ruína da voz. Para conservá-la, o cantor deve desenvolver uma técnica correta, respiração adequada, praticar vocalises com profissional qualificado e se exercitar pelo menos 3 vezes por semana. Para finalizar, vale lembrar que é necessário cuidar do estado geral do indivíduo. Qualquer alteração em qualquer órgão repercute na pureza da voz.  

http://www.cantarte.com.br/voz.htm

17 Cuidados e Dicas Para a Voz Profissional

01- Articule bem as palavras. Abra bem a boca, principalmente na pronúncia das vogais. Não tenha medo, lembre-se: vocalista é quem trabalha com as vogais! Existem técnicas específicas para a impostação correta de cada vogal, mas o simples fato de você abrir bem a boca, já o ajudará bastante. 02- Aqueça bem a voz antes de cantar, ou falar profissionalmente. 03- Rouquidão, e veias dilatadas no pescoço, podem indicar uso incorreto da voz. 04- Mantenha suas cordas vocais hidratadas. Tome 8 copos de água, no mínimo, por dia. 05- Cigarro, álcool e ar condicionado são muito prejudiciais ao cantor. 06- Praticar esportes faz bem, porque mantém a musculatura relaxada, e isso faz com que você “solte melhor” a voz. * Apenas tome cuidados para não falar e fazer exercícios, de alto impacto, ao mesmo tempo. 07- Conhaque e balas não melhoram a voz. Evite o apoio de “produtos milagrosos” na hora de usar a voz profissionalmente. Cantar, ou falar bem, depende de conhecimento e treinamento constante. 08- Não economize na hora de comprar equipamentos para a voz. Os microfones devem receber atenção especial. Utilize somente a linha profissional. Quando tentamos compensar a má qualidade do som, com a voz, acabamos afônicos! 09- Nunca grite, mas se gritar utilize o diafragma. 10- Dormir bem é um ótimo remédio para a voz. 11 – Maça é bom para a voz. 12- Fazer: - rã, rã... antes de falar, é charmoso, mas detona a voz ! 13- Se você tem uma rouquidão permanente, há mais de um mês, procure um médico otorrinolaringologista, para uma avaliação detalhada.
14- Cantar bem não significa cantar da forma correta. Muitas vezes, bons cantores, artisticamente falando, acabam com um envelhecimento vocal precoce, por falta de técnica. 15- Aprender o caminho certo da impostação vocal sozinho, sem orientação profissional é muito raro. É o mesmo risco que fazer musculação por conta própria, ou pilotar um helicóptero sem o auxílio de um instrutor, talvez um pouco menos. Mas é fato, que lesões, fendas e calos, são comuns, nas pregas vocais de cantores e atores menos cuidadosos. Utilize as técnicas corretas para ter, sempre, uma voz jovem e saudável. 16- Durante gripes e resfriados mantenha repouso vocal, se puder. Diminua a rotina e a potência dos exercícios vocais. 17- O profissional da voz pode tomar sorvete e comer chocolate. Quando ingerir gelados, ou quentes escaldantes, vá com calma, sem exageros. Amorteça a temperatura do alimento na boca antes de engolir. Derivados lácteos, como yogurte e chocolate estimulam muitas secreções digestivas, e devem ser evitados nos períodos de uso profissional da voz. Espero que estas dicas colaborem com a sua arte.

Mitos e verdades sobre a voz



Pastilhas e balas mantêm a voz saudável? E mel com limão? Bebida gelada faz mal? Tire essas e outras dúvidas sobre os cuidados com as cordas vocais.

7/9/2011



Taisa Nicolai, fonoaudióloga da dupla sertaneja Maria Cecília e Rodolfo, é especialista em voz pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia, com formação e aperfeiçoamento em Voz pelo Invoz, e criadora do site vozemcanto.com.br. Ela comenta com exclusividade para o Tempo de Mulher cinco mitos e verdades sobre os cuidados que devemos ter com as cordas vocais.

1) Pastilhas, sprays, balas de hortelã e gengibre mantêm a voz saudável?

Não. Esses recursos possuem, na maioria das vezes, efeito anestésico que apenas mascara a dor na garganta, dando sensação de falsa melhora. E podem irritar, prejudicando ainda mais o estado das mucosas. A viscosidade e a quantidade da saliva são alteradas. Antes do uso da voz, é recomendável que o profissional coma maçã ou salsão, pois são adstringentes (deixam a saliva "fina").

2) É válida a combinação de mel e limão ou de vinagre e sal?

Tais misturas também devem ser evitadas. Sabe-se que o mel faz bem para a saúde em geral, mas antes do canto, do uso da voz, causa espessamento das secreções. O limão e o vinagre ressecam as mucosas. Não devem ser usados com objetivos vocais. Entretanto, gargarejo com um copo de água morna e uma pitada de sal pode auxiliar, pois "o calor dilata os vasos e o sal tem efeito antisséptico".

3) Como deve ser a alimentação do profissional da voz?

A alimentação deve ser equilibrada e basicamente protéica para dar força e vigor ao tônus muscular. Alimentos pesados, muito condimentados e refrigerantes dificultam a digestão e a movimentação livre do diafragma. Verduras e frutas bem mastigadas soltam a musculatura da mandíbula - deixando-a flexível e melhorando a dicção. Antes de cantar, não se deve ingerir chocolate, leite e seus derivados, pois aumentam a formação de secreção, prejudicando a ressonância e produzindo pigarro.

4) Maçã, cenoura e morango ajudam a diminuir a secreção deixando a saliva menos espessa e facilitando a emissão e a ressonância.

5) Alimentos e/ou bebidas geladas fazem mal?

Alimentos e bebidas muito gelados podem ser nocivos, pois, em indivíduos predispostos, provocam choque térmico, causando uma descarga imediata de muco e edema das pregas vocais. Dessa forma, antes de deglutir sorvetes ou líquidos gelados, é conveniente mantê-los na boca por alguns segundos.


http://www.tempodemulher.com.br/artigos.asp?CP=TDM&cod=975&PG=TM_I04&TI=Mitos%20e%20verdades%20sobre%20a%20voz

Aprenda a cuidar da voz



A fonoaudióloga da dupla sertaneja Maria Cecília e Rodolfo dá o tom: "Aquecimento e hidratação das cordas vocais são fundamentais para mantê-las saudáveis".

8/9/2011


Durante apresentação no Villa Country, em SP.


A voz pode ter sonoridades diferentes: grave, aguda, soprano, contralto. Você pode usá-la para falar, cantar ou recitar poemas, mas o importante é cuidar dela. O Tempo de Mulher conversou com Taisa Nicolai, 29 anos, fonoaudióloga da dupla sertaneja Maria Cecília e Rodolfo. Ela falou da importância em exercitar e aquecer a voz antes de começar a cantar.

O principal instrumento de trabalho da Maria Cecília e Rodolfo é a voz. A dupla faz vários shows por mês, algo em torno de 25 apresentações. "Com essa demanda de show, eles não têm tempo de se recuperarem após cada apresentação e acaba acontecendo um desgaste na musculatura das cordas vocais. É muito importante prevenir possíveis excessos, devido a essa quantidade de shows", explica a fonoaudióloga.



Taisa Nicolai, fonoaudióloga da dupla sertaneja Maria Cecília e Rodolfo.


O aquecimento vocal prepara a voz e o corpo para o canto. Quanto mais exercícios vocais e aquecimentos a pessoa fizer, mais preparada sua voz estará, evitando o desgaste . "No próprio hotel, antes de ir para o show, já começa o aquecimento vocal", afirma Taisa.

A fonoaudióloga auxilia o casal de namorados a sempre fazer a nebulização, antes e depois de cada apresentação. "A inalação com soro fisiológico é fundamental para hidratar a garganta e as cordas vocais", revela Taisa.

http://www.tempodemulher.com.br/artigos.asp?CP=TDM&cod=967

Nebulização garante voz de Ivete no carnaval


03 de fevereiro de 2005 • 16h03 • atualizado às 16h03
Ivete Sangalo garante voz com nebulização e soro fisiológico
Ivete Sangalo garante voz com nebulização e soro fisiológico
18 de setembro de 2004
Cláudio Andrade/Especial para Terra
Fernanda Castello Branco/Direto de Salvador
Salvador

Ivete Sangalo começa sua "maratona" no carnaval de Salvador nesta quinta-feira, às 20h (horário de Brasília), puxando o bloco Cerveja & Cia no circuito Dodô (Barra-Ondina). Para dar conta de 6 horas de canto por dia, um dos segredos da musa do axé é fazer nebulização com soro fisiológico para hidratar as cordas vocais, a cada duas horas, em todos os dias da folia. Usada como tratamento eficaz para a asma, a nebulização é feita com o aparelho nebulizador, um recipiente de vidro (onde fica o soro) ligado por um tubo a um compressor de ar.
Além da nebulização, Ivete também fará um aquecimento vocal com sua fonoaudióloga, 40 minutos de entrar nos circuitos.
Nesta quinta e sexta, dia 4, Ivete Sangalo se apresenta no circuito Dodô, como estrela do Cerveja & Cia. De domingo a terça-feira, será a vez do circuito Osmar (Campo Grande-Avenida) conferir a performance da cantora à frente do bloco Coruja.
Visual
As roupas que Ivete vai usar neste carnaval são mistério até para sua produção. O único detalhe que foi "liberado" é que todos os "modelitos" serão inspirados nas cores do arco-íris.
Sobre os prováveis convidados que subirão nos trios para cantar com Ivete Sangalo nada está certo. "Ela não convida ninguém antes. Sempre chama quem aparece no circuito na hora, de forma mais improvisada", explicou um dos produtores da cantora.
A novidade de 2005 é que Ivete puxará o primeiro trio movido a biodiesel (menos poluente), uma proposta de Rafael Lucchesi, secretário estadual de Ciência e Tecnologia.
Redação Terra
http://noticias.terra.com.br/interna/0,,OI466139-EI4498,00.html

sábado, 29 de outubro de 2011

Foto da galera do rádio das antigas!!

Essa para a galera de rádio...meu pai, Durval Ferreira, Paulo Giovanni, Maurício Menezes,José Carlos Araújo, Alcione, Leonel Brizola,o de azul eu acho que era o Eloy Decarlo...o operador lá trás, não lembro !!!!!!