segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Mitos e verdades sobre a voz



Pastilhas e balas mantêm a voz saudável? E mel com limão? Bebida gelada faz mal? Tire essas e outras dúvidas sobre os cuidados com as cordas vocais.

7/9/2011



Taisa Nicolai, fonoaudióloga da dupla sertaneja Maria Cecília e Rodolfo, é especialista em voz pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia, com formação e aperfeiçoamento em Voz pelo Invoz, e criadora do site vozemcanto.com.br. Ela comenta com exclusividade para o Tempo de Mulher cinco mitos e verdades sobre os cuidados que devemos ter com as cordas vocais.

1) Pastilhas, sprays, balas de hortelã e gengibre mantêm a voz saudável?

Não. Esses recursos possuem, na maioria das vezes, efeito anestésico que apenas mascara a dor na garganta, dando sensação de falsa melhora. E podem irritar, prejudicando ainda mais o estado das mucosas. A viscosidade e a quantidade da saliva são alteradas. Antes do uso da voz, é recomendável que o profissional coma maçã ou salsão, pois são adstringentes (deixam a saliva "fina").

2) É válida a combinação de mel e limão ou de vinagre e sal?

Tais misturas também devem ser evitadas. Sabe-se que o mel faz bem para a saúde em geral, mas antes do canto, do uso da voz, causa espessamento das secreções. O limão e o vinagre ressecam as mucosas. Não devem ser usados com objetivos vocais. Entretanto, gargarejo com um copo de água morna e uma pitada de sal pode auxiliar, pois "o calor dilata os vasos e o sal tem efeito antisséptico".

3) Como deve ser a alimentação do profissional da voz?

A alimentação deve ser equilibrada e basicamente protéica para dar força e vigor ao tônus muscular. Alimentos pesados, muito condimentados e refrigerantes dificultam a digestão e a movimentação livre do diafragma. Verduras e frutas bem mastigadas soltam a musculatura da mandíbula - deixando-a flexível e melhorando a dicção. Antes de cantar, não se deve ingerir chocolate, leite e seus derivados, pois aumentam a formação de secreção, prejudicando a ressonância e produzindo pigarro.

4) Maçã, cenoura e morango ajudam a diminuir a secreção deixando a saliva menos espessa e facilitando a emissão e a ressonância.

5) Alimentos e/ou bebidas geladas fazem mal?

Alimentos e bebidas muito gelados podem ser nocivos, pois, em indivíduos predispostos, provocam choque térmico, causando uma descarga imediata de muco e edema das pregas vocais. Dessa forma, antes de deglutir sorvetes ou líquidos gelados, é conveniente mantê-los na boca por alguns segundos.


http://www.tempodemulher.com.br/artigos.asp?CP=TDM&cod=975&PG=TM_I04&TI=Mitos%20e%20verdades%20sobre%20a%20voz

Nenhum comentário:

Postar um comentário