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A voz é um instrumento vivo.través de exercícios e da prática regular de aulas
de canto, você poderá melhorar cada vez mais a qualidade
desse instrumento. Cada pessoa tem uma voz única
e especial. Para cada voz, uma personalidade diferente.
Toda pessoa carrega consigo seu próprio instrumento, inserido em
seu corpo, com características fisiológicas e psicológicas
singulares. Por isso, tentar aplicar um sistema de canto para todos é
impossível - cada voz requer tratamento individualizado. Cabe ao professor de canto conhecer
bem cada aparelho vocal que lhe chega e desenvolver o canto ou fala.
Voz
Em
relação à voz, é necessário
que funcione em solidariedade com todo o organismo.
Iimpostação vocal não é coisa que se faça em série. É pessoal - diferente para cada um. Para cada aparelho fonador, uma técnica vocal própria para ele. É como fazer uma roupa com as medidas corretas para aquela pessoa. A técnica vocal é única , individual e se adapta a cada voz. Não é somente a técnica vocal que importa. O que importa, na verdade, ao lado da técnica vocal, é a personalidade vocal, isto é , fazer de cada ser humano uma fonte de expressão sonora própria e não um robô vocal. Existem hoje diversas técnicas de canto . Muitos são os profissionais e o aluno deverá escolher o que melhor trabalhe sua voz. Para isso é necessário analisar o profissional:
Deve-se
observar sempre que:
A voz não sai nunca cansada ou rouca após fazer exercícios vocais. A aula deverá ter sempre uma parte respiratória e outra de vocalises. Não necessariamente se canta na aula. Nem todo profissional da voz é um instrumentista. Isto não é importante. O necessário é que este entenda profundamente sobre a fisiologia da voz e tenha muita experiência. Muitos alunos querem somente cantar na aula. É importante saber que a técnica vocal coloca a voz em seu devido lugar. A aula deve ser sobre isto. Colocação e impostação da voz. O repertório deverá ser feito por um músico acompanhador.
Problemas vocais e musicais.
Desafinação
Você tem bom ouvido? É musical?
Quando canta com outras pessoas alguém lhe manda calar? Já lhe disseram que é desafinado? Tem bom ouvido para ouvir mas não consegue emitir?
Há pessoas que adoram músicas mas são
desafinadas em suas emissões. Modulam pouco a voz,e acabam por
desenvolver uma personalidade introvertida.
Isto acarreta constrangimento e tristeza, pois a pessoa
se sente excluída dos ambientes alegres e musicais.
Como se sabem deficientes sonoros, acabam se encolhendo, se escondendo e terminam por abandonar as festinhas e acontecimentos musicais.
Existem vários níveis de desafinação.
A maioria é corrigível.
A desafinação tem duas causas: ou se ouve errado, ou se emite errado. No primeiro caso, é necessário afinar o ouvido assim como se afina um instrumento. Através de exercícios vocais e percepção musical vai se construindo os intervalos musicais. Semitons, tons,terças etc... Ou seja, grava-se os intervalos musicais e a afinação se aprimora.
No segundo caso a emissão não está
correta, portanto, ao se firmar a voz na ressonância certa a voz
vai se firma e afina.
Voz de Garganta, voz de peito, voz de cabeça
Nossa voz ressoa em todo nosso corpo. Quando emitimos
um som, este antes de se projetar se dirige para o local que habituamos
enviar o sopro sonoro.
A voz pode estar:
Gutural - quando a voz está arriada,
produzindo um som destimbrado e com dificuldades de emissão. Esse
tipo de voz, como não bate nos ressoadores é frequentemente
problemática, trazendo alguns danos à prega vocal. Não
é uma voz prazerosa de se ouvir. Somente quando o som bate nas
cavidades do crânio é que o som fica bonito.
Aconselhamos além dos exercícios respiratórios,
vocalises em stacatto e portamentos. Cantar músicas agudas, sem
esforço, é também indicado para que a pessoa se acostume
a ouvir sua voz com um timbre novo.
Voz de peito - é um recurso utilizado
pelas vozes agudas para conseguir dar alguns sons mais graves. Geralmente
quem utiliza é quem já sabe cantar e já está
com a voz totalmente "colocada". É somente um recurso.
Voz de cabeça - Local
adequado para emissão vocal. Essa voz se consegue com muita técnica
vocal. O hábito de cantar para cima e sem esforço. O Cantor
lírico utiliza sempre esta colocação. Os agudos e
super-agudos da voz são todos na cabeça.
Excesso de vibrato -Todo
cuidado pouco. Existem tres classificações de vibração da voz. Vibrato,
trinado e trêmolo. Caracterizando-se pela largura e variação de sua
frequência. Vibratos com ampla amplitude são utilizados em canto
operísticos. O excesso de vibrato pode dar à voz uma sensação de voz
balançada.
Em canto popular, não se utiliza vibratos e sim brilhos. Opte por esses efeitos para dar colorido e emoção nas frases.
Gostar da própria voz
Você já se ouviu cantando?
Você gosta de sua própria voz? Não reconhece sua voz gravada?
A gravação também coloca o dono
da voz em condições muito peculiares, porque
ao gravar ou se apresentar, a voz se modifica involuntariamente. É
comum a pessoa ao escutar sua voz gravada, não a reconhecer como
sua.
Existe pessoas que não gostam da própria voz . Quando cantam se sentem incomodadas, sentem que algo está errado com suas vozes. Tem uma sensação quando emitem e outra quando ouvem as gravações, ficam confusas.
Também por fim, como os desafinados, terminam
por desistir. Seus timbres definitivamente não as agradam. Acham
que sua própria voz é feia.
Para todos os casos de falta de amor a sua própria voz, saibam: a voz, com exercícios corretos, sempre melhora. É preciso exercícios diários e muito canto para achar sua melhor colocação e sonoridade.
Medo de público
O
medo é uma reação natural para quem se apresenta
em público. Quando nos expomos e cantamos para outras pessoas,
estamos sujeitos a agradar ou não, e isso está vinculado
a nossa aceitação por quem nos ouve.
Enquanto
cantamos ou falamos com a emoção de medo aflorada, pequenos
musculos do aparelho fonador, tentando auxiliar e nos proteger, se contraem
e com isso faz a voz falhar, não encaixar no local correto, desafinar
ou quebrar.
Para
tudo isso, só há um jeito. Técnica
vocal.
Quanto
mais técnica para cantar - mais segurança na emissão,
mais relaxada a musculatura do aparelho fonador e mais fácil sai
o som.
O
hábito de se apresentar também vai influenciar na segurança.
Quanto mais se expõe mais se fortalece nosso lado emocional.
É
fundamental aprendermos a conviver corajosamente com o temor de público,
e agir apesar dele. Aprenda a usá-lo como um guia para vencer os
desafios das apresentações, e não como desculpa para
abandonar tudo e fugir ao menor erro.
A
coragem de se expor só aumenta a autoconfiança, e com o
tempo a pessoa canta cada vez melhor; já esconder-se, desistir,
produz um efeito destrutivo.
Cuidados
com a voz
Na realidade,
os conselhos sobre higiene geral não são diferentes dos
cuidados que se deve ter com o corpo. Uma voz bonita
requer um corpo saudável. Tudo o que se fizer pelo corpo, terá
efeitos sobre a voz.
• Recomendamos ao cantor que evite
principalmente o frio com suas mudanças de temperatura.
• Todas as manhãs deve-se
praticar ginástica respiratória. As inspirações
e expirações deverão ser feitas pelo nariz, de maneira
ampla, lenta, profunda e abdominal.
• Ginástica respiratória
• Banhos frios matinais
• Exercícios tais
como: caminhada, corrida, bicicleta ou qualquer outro aeróbico.
• Comida – Bom senso. Comer
pouco, lentamente e mastigando bem. Existe uma importante relação
entre o aparelho vocal e os órgãos digestivos .
• Evitar falar ou cantar em ambiente ruidoso. Não competir com barulhos externos
• Evitar falar ou cantar
quando estiver resfriado ou rouco.
• Alcóol, e fumo - proibidos.
Gelados, quando não estiver utilizando a voz.
• Sono – 8 horas é o recomendável
para uma voz descansada.
• Voz cansada ou rouquidão
- repouso vocal absoluto.
• As bebidas alcoólicas
congestionam a mucosa laríngea e promovem uma diminuição
da energia muscular da mesma.
• O café provoca taquicardia
e poderá colocar o cantor nervoso, pode também interferir
no rítmo dos movimentos respiratórios
• Repertório de canto - O adequado para seu tipo de voz . Nada pior para o aparelho vocal do
que tessituras não adequadas a seu timbre.
Os estudos de canto podem durar muitos anos. A impostação
da voz se faz com o tempo, não há mágica vocal. É
preciso paciência. Os cantores da época do "bel canto" vocalizavam
durante nove anos antes de se apresentarem diante do público. Hoje,
apesar da atualização e do aprimoramento da técnica
vocal, o aluno, enquanto cantar, deverá praticar vocalises
e técnica vocal diariamente. Não existe voz sem vocalise.
O estudo do canto jamais deve chegar a fatigar a voz.
Nunca se exercite ou cante até o esgotamento da garganta. Se isto
ocorrer, é porque algo não vai bem. Deve-se logo procurar
a causa, pois o cansaço vocal é o primeiro aviso da ruína
da voz. Para conservá-la, o cantor deve desenvolver uma técnica correta,
respiração adequada, praticar vocalises com profissional
qualificado e se exercitar pelo menos 3 vezes por semana. Para finalizar,
vale lembrar que é necessário cuidar do estado geral do
indivíduo. Qualquer alteração em qualquer órgão
repercute na pureza da voz.
http://www.cantarte.com.br/voz.htm
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A LOCUÇÃO FEMININA NO RÁDIO CARIOCA - Por Fátima Regina Oliveira Cerqueira e Dirce Maria Drummond Xavier foi um Relatório Técnico submetido ao corpo docente da Escola de Comunicação – ECO - Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, como parte dos requisitos necessários à obtenção do grau de Bacharel em Comunicação Social, Habilitação em Radialismo. Orientador: Fernando Mansur - Rio de Janeiro - 2004
segunda-feira, 14 de novembro de 2011
A VOZ E O CANTO
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