quarta-feira, 12 de outubro de 2011

As mulheres inspiradoras do Prêmio Claudia


ATITUDE
Marta Santos

Maria de Fátima Andrade Pires, Cláudia Vidigal, Nilcéa Freire, Marília Rocca, Cynthia Greiner, diretora de redação da revista Claudia, Sílvia Regina Rogatto e Daniela Biancardi

ELAS FAZEM A DIFERENÇA

As mulheres inspiradoras do Prêmio Claudia

Nesta segunda-feira, 10/10, a revista Claudia anunciou, em cerimônia especial, as vencedoras da 16ª edição do Prêmio Claudia: cinco brasileiras consideradas inspiradoras por liderarem iniciativas, nas áreas em que atuam, em prol de um Brasil melhor. Conheça a história de cada uma delas

-  A  A  +
Na noite desta segunda-feira, 10/10, a revista Claudia, da Editora Abril, reuniu cerca de 1100 pessoas na Sala São Paulo, na capital paulista, para anunciar as vencedoras da 16ª edição do Prêmio Claudia, que busca reconhecer a importância de brasileiras que lideram iniciativas, nas áreas em que atuam, com a intenção de promover melhorias no país.

Cinco mulheres foram premiadas em diferentes categorias: Ciências, Cultura, Negócios, Políticas Públicas e Trabalho Social. Confira, abaixo, o perfil de cada uma delas.

A GENETICISTA QUE LUTA CONTRA O CÂNCER A bióloga e geneticista Sílvia Regina Rogatto foi a vencedora da categoriaCiências pelo trabalho que realiza na área de genética de câncer. Aos 17 anos, após vivenciar o sofrimento do avô, que possuía a doença, Rogatto começou a estudar tumores e hoje, com 51 anos, é uma das maiores especialistas do Brasil no assunto. Graças a ela, hoje é possível fazer diagnósticos mais precoces e precisos sobre a doença e tratá-la de forma muito mais eficiente.

A PALHAÇA QUE LEVA ALEGRIA AOS EXCLUÍDOS
Aos 36 anos, a palhaça cênica profissional Daniela Biancardi foi a vitoriosa da categoria Cultura, por ser referência na arte de levar humor e alegria para jovens de comunidades carentes. Estimulada pela mãe a entrar para o ramo, para superar a morte do pai, Biancardi foi a primeira e única brasileira a fazer parte da trupe Palhaços sem Fronteiras - ONG internacional que faz apresentações em zonas de conflito e exclusão - e hoje é professora de artes cênicas, em instituição pública de SP, utilizando a arte como forma de instigar as pessoas a lutarem por uma sociedade mais justa.

A EXECUTIVA QUE APOSTA NOS ORGÂNICOS Sócia da empresa Mãe Terra, que leva produtos orgânicos às prateleiras dos supermercados brasileiros, a executiva Marília Rocca, de 38 anos, foi a ganhadora da categoria Negócios. Incentivadora da alimentação saudável desde jovem, Rocca tem grande responsabilidade no crescimento e popularização da Mãe Terra, que cresce cerca de 30% ao ano e está lançando uma porção de novidades na área, como a linha infantil de salgadinhos orgânicos.

A IDEALIZADORA DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MULHERES
A ex-ministra carioca Nilcéa Freire, de 58 anos, foi a vencedora da categoriaPolíticas Públicas por sua atuação na SPM - Secretaria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres, entre 2004 e 2010. Juntamente com sua equipe, Nilcéa foi responsável pela implantação de medidas como a Lei Maria da Penha, o Disque 180 de atendimento 24 horas a mulheres vítimas de agressão e o Programa de Crédito para Mulheres da Agricultura Familiar.

A PSICÓLOGA QUE TRABALHA EM ABRIGOS INFANTIS Envolvida com trabalho voluntário desde os 10 anos, a psicóloga paulistaClaudia Vidigal, de 36 anos, foi a ganhadora da categoria Trabalho Social pela co-criação do Instituto Fazendo História, que realiza atividades em abrigos brasileiros com a intenção de resgatar a identidade e auto-estima de crianças e adolescentes que vivem nesses locais por serem órfãos ou nascerem em famílias que não possuem condições de criá-los. Em 2010, o Instituto ajudou mais de mil crianças de sete Estados brasileiros.


A 16ª edição do Prêmio Claudia ainda homenageou a apresentadora Hebe Camargo, que levou para casa o troféu Homenageada Especial, entregue a brasileiras consideradas inspiradoras por sua história de vida e trajetória profissional.

Conheça a história de todas as finalistas do Prêmio Claudia 2011aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário