domingo, 16 de outubro de 2011

Quem acorda cedo é mais produtivo, enquanto notívago é mais criativo, diz pesquisa

Publicada em 15/10/2011 às 18h25mMaíra Amorim (maira.amorim@oglobo.com.br)
  • R1
  • R2
  • R3
  • R4
  • R5
  • MÉDIA: 5,0

Para alegria de uns e desespero de outros, o horário de verão começou na madrugada deste domingo, garantindo uma hora a mais de luz do sol. Bom para quem gosta de acordar cedo e aproveitar o dia - gente que, segundo um estudo publicado na Harvard Business Review, desfrutaria de vantagens profissionais por ter maior capacidade produtiva. Indiferente para os notívagos, que, pela pesquisa, são considerados mais criativos.
Mas será que realmente existe hora marcada para a produtividade e para a criatividade? Na opinião da neurologista e especialista em medicina do sono e vice-presidente da Associação Brasileira de Sono, Andrea Bacelar, a resposta é sim:
- A pesquisa tem todo fundamento. O dia rende muito mais para quem acorda mais cedo.
Mas não há consenso sobre a questão. O especialista em distúrbios do sono, Fausto Ito, afirma que a ideia de que dormir e despertar cedo torna o homem mais eficiente está ultrapassada. Para ele, o que se precisa, tão somente, é ter horários regulares de sono:
- Não importa tanto quando vamos dormir e, sim, se este sono terá uma extensão reparadora.
Outro ponto importante, segundo os especialistas, é a própria pessoa saber se ela é mais produtiva no período matutino ou vespertino. O analista de programação Wilton Souza descobriu que sua produtividade é muito melhor à noite. Enquanto todos os seus colegas no canal adulto Sexy Hot trabalham das 9h30m às 18h30m, ele entra às 11h30m e fica até 20h30m.
- É como se, antes das 11h, eu não existisse. Costumo dormir sempre muito tarde. Por mais que esteja cansado, durante a madrugada é o tempo que tenho para tocar violão, jogar videogame, ver televisão e estudar - conta Souza, que também prefere ter um horário diferente da maioria, para tirar uma boa casquinha do silêncio. - Depois de determinada hora, quando há menos pessoas ao meu redor, fica melhor para pensar. E acabo rendendo mais.
A conclusão é que depois de identificar seu perfil de produtividade, dizem os especialistas, o profissional deve considerar ter uma conversa com o chefe para negociar o horário de trabalho, definindo se é melhor chegar mais tarde ou mais cedo.
- Tem gente que tem a competência adequada, mas cujo rendimento cai se tiver que trabalhar no turno da noite, por exemplo. Se for preciso, é melhor falar com o gestor e tentar achar uma solução - sugere Andrea.
Leia a íntegra desta reportagem no Globo Digital (conteúdo exclusivo para assinantes).


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/economia/boachance/mat/2011/10/13/quem-acorda-cedo-mais-produtivo-enquanto-notivago-mais-criativo-diz-pesquisa-925577646.asp#ixzz1axzgyAmB 
© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário